Friday, June 28, 2013

Governo de São Tomé suspendeu programa de humor na televisão pública…




… que fazia gozo do seu desempenho

Oscar Medeiros – Voz da América

A comédia sobre o arroz impróprio para o consumo humano importado por um dos aliados do governo forçou a direcção da Televisão Santomense (TVS) a suspender o programa de maior audiência

Tudo aconteceu há cerca de duas semanas quando um grupo de comediantes reproduziu sátiras sobre a maneira como o governo santomense tem gerido o país diante de crises que têm marcado o arquipélago como a falta de electricidade, do alcoolismo e da venda de arroz impróprio para consumo humano.

O executivo não gostou da forma como se viu retratado numa cena que pôs a nú os bastidores de uma política de cacafonia e mandou parar com o programa que é descrito como um dos principais momentos de entretenimento na televisão pública.

O arroz impróprio para consumo importado com dinheiro público pela firma do deputado e vice-presidente do Partido da Convergência Democrática Delfim Neves ditou o fim do Nós Por Cá, um programa de humor, o mais visto da Televisão Santomense.

Os comediantes do Nós Por Cá produziram uma sátira sobre o caso do arroz de Delfim Neves, o director da única Televisão do País não gostou, proibiu a transmissão do programa e depois num despacho dirigido aos seus produtores decidiu pelo seu fim na TVS.

No seu despacho o director da TVS Juvenal Rodrigues também condena os comediantes do Nós Por Cá ao pagamento de uma multa de cerca de mil euros, alegadamente por terem colocado o programa censurado na internet.

Para o Sociólogo Santomense Olívio Diogo a decisão de por fim a um programa de humor, o mais visto da Televisão Santomense por causa de uma sátira sobre o arroz impróprio para consumo importado pelo deputado Delfim Neves representa um atentado a alegria e a liberdade de expressão dos Santomenses.

Oiçam a reportagem de Óscar Medeiros: Ameaça a liberdade de expressão e imprensa em STP - 02:53

Na foto: Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Gabriel Costa

No comments:

Post a Comment