Friday, June 28, 2013

Guiné-Bissau: PR TRANSIÇÃO OUVE PARTIDOS E MARCA ELEIÇÕES PARA 24 DE NOVEMBRO




PR da Guiné-Bissau começa a ouvir partidos para marcar eleições gerais

O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, começou a ouvir os partidos políticos do país para a marcação da data das eleições gerais, que diz serem ainda este ano.

De regresso, na quinta-feira, de uma viagem de quatro dias ao estrangeiro, Nhamadjo iniciou a auscultação aos partidos, tendo recebido no mesmo dia as duas principais forças políticas do país. Hoje está a ouvir as restantes três com representação parlamentar.

O Presidente de transição guineense ainda não adiantou uma data precisa para o anúncio do dia da ida às urnas, mas fontes da presidência disseram à agência Lusa que "poderá ser já na próxima semana".

De acordo com fontes partidárias, a data que está a ser proposta é a de 24 de novembro.

Sobre a sua presença numa cimeira sobre a segurança no Golfo da Guiné, que decorreu nos Camarões, o Presidente de transição guineense aproveitou para falar com vários chefes de Estado sobre a situação atual da Guiné-Bissau, disse aos jornalistas, após a chegada a Bissau.

"Tive encontros com o Presidente Goodluck Jonathan, da Nigéria, e Alassane Ouatarra, da Costa do Marfim, que é o presidente em exercício da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental). Fiz-lhes um ponto de situação sobre a nossa situação, a conclusão da formação de um Governo de inclusão de transição, a eleição de novos membros da Comissão Nacional de Eleições", disse Nhamadjo.

O Presidente de transição guineense afirmou ter ouvido elogios sobre a situação do país, ainda que os seus homólogos esperem passos concretos rumo ao retorno à ordem constitucional.

Nhamadjo disse ter ficado "sensibilizado com os elogios" que o Presidente do Congo, Denis Sassou Nguesso, fez ao país, mencionando "o passado glorioso da revolução guineense" na história de África.

Depois da cimeira do Golfo da Guiné, Serifo Nhamadjo esteve na Nigéria a realizar exames médicos.

"Estive na Nigéria a fazer os meus exames de rotina. Correu muito bem, estou a registar progressos muito significativos", observou Nhamadjo, que sofre de diabetes e colesterol elevado.

MB // VM - Lusa

Presidente de transição da Guiné-Bissau marca eleições para 24 de novembro

O Presidente da República de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, marcou hoje para 24 de novembro da data das eleições gerais.

A data foi marcada através de um decreto presidencial, depois de ouvidos os partidos políticos.

FP // VM - Lusa

No comments:

Post a Comment