Saturday, June 29, 2013

OBAMA GO HOME, GRITAM EM ÁFRICA E POR TODOS OS PAÍSES POR ONDE PASSA




Desde há uns dias que Obama anda a visitar diversos países de África. Tem dito umas loas aqui e ali. Certo é que procura esconder as suas verdadeiras intenções. As verdadeiras intenções dos EUA relativamente a África. Já de nada serve procurar ocultar porque sabemos ao que vem ou ao que vai. O seu propósito é consolidar o domínio de África pelos EUA e assim melhor explorar as suas riquezas naturais e os seus povos. Como outros, Obama, que se diz de raízes africanas, mais não faz e fará que trair África e os africanos. Trair a Paz, a Democracia, os Direitos Fundamentais. Tal como está a trair os vastissimos milhões que acreditaram nele pelo mundo.

Obama deslumbrou-se com o Poder e de alegado pacifista e ecologista (democrata) passou a guerreiro terrorista (fascizante). Não menos que isso tem acontecido por todo o mundo que os EUA ocupam a vários níveis como se tudo fosse deles. A potência EUA vai granjeando cada vez mais ódios entre os povos do mundo, mais reprovações, maiores negações aos EUA democráticos e país de sonhos realizáveis. As consequências de tais políticas criminosas estão a recair sobre os cidadãos inocentes dos EUA que qualquer dia já não podem viajar para nenhum país do mundo sem temer atentados. Têm morrido os inocentes pelos criminosos, o que de todo não está certo nem é aceitável. 

É evidente que tem de ser o povo e eleitores norte-americanos a pôr cobro a esta ascenção de violência e domínio que tem vindo a gerar tanto ódio e mais violência. Só por isso os EUA já comportam a guerra no seu território. Urge resolverem esta espiral de destruição e assassinatos de inocentes, não só nos EUA mas também nos países em que criminosos a soldo e ao engano das políticas dos EUA, de Obama, arrasam vilas e cidades, assassinam homens, mulheres e crianças inocentes, declarando com prosápia e falso arrependimento que são “danos colaterais”. Assassínios é o que são. Dizem com verdade os cidadãos do mundo que se sentem ludibriados por Obama e pelos atos e políticas da sua administração.

Não se julgue que são só os muçulmanos a reprovar os EUA. Nem que os terroristas sejam só esses. O terrorismo está a ser alimentado e desenvolvido em grande percentagem pelos EUA em todo o mundo. E disso há notícias que até cansam. O respeito pela vida, pela natureza e pelos Direitos Humanos quase que também era pátria dos EUA e agora é pelos EUA que tudo isso está a ser espezinhado. Pela paz e pela vida também será a melhor opção dos norte-americanos. (AV- PG)

Manifestantes protestam contra visita de Obama à África do Sul

Fábio Zanini, enviado especial a Pretória – Folha de São Paulo - ontem

Uma manifestação convocada por sindicatos e ativistas de esquerda passou na noite de quinta-feira pelo centro da capital da África do Sul, Pretória, para protestar contra a chegada do presidente dos EUA, Barack Obama, programada para a noite desta sexta.

Havia cerca de mil pessoas na caminhada que terminou em frente à embaixada americana. Muitos eram pertencentes a organizações que apoiam ou fazem parte do governo, o anfitrião de Obama. Mas isso não impediu os manifestantes de gritar palavras de ordem e mostrar cartazes com mensagens fortes de repúdio ao americano.

"Não, você não pode...escutar nossas conversas", dizia um deles, parodiando o slogan de campanha de Obama ("sim, nós podemos") e fazendo referência ao recente escândalo de monitoramento de telefones e emails pelo governo americano.

Diversos muçulmanos participaram da manifestação, que não teve incidentes. Vestindo véu islâmico, a urbanista Aatika Deedat mostrava um cartaz contra o uso de drones (aviões-robôs) pelo governo americano contra alvos em países como Iêmen e Paquistão.

"Eles matam como se fossem donos do mundo", disse ela. "Obama não fechou a prisão de Guantánamo, ele apoia Israel, toma diversas atitudes contra os muçulmanos. Não vejo diferença entre ele e [o ex-presidente George] Bush", afirmou.

Palavras de ordem foram gritadas contra a "exploração econômica" dos EUA e em defesa dos palestinos. Houve também vários cantos em apoio ao ex-presidente Nelson Mandela, que está internado em um hospital em estado grave perto da rota da marcha.

Na frente da manifestação, um grupo se vestiu com o uniforme laranja dos prisioneiros de Guantánamo, base em Cuba em que os EUA mantêm encarcerados suspeitos de terrorismo, num limbo jurídico. Obama já disse que quer fechar a prisão, mas até hoje não cumpriu a promessa.

"Obama não é bem-vindo aqui pela simples razão de que ele oprime as pessoas", afirmou um dos fantasiados, Lucky Maseko.

O presidente fará uma visita de três dias ao país, que tende a ser ofuscada pela preocupação com a saúde de Mandela. Ele não deve encontrar o líder antiapartheid, mas fará uma visita ao local onde ele ficou a maior parte do tempo preso, Robben Island, na Cidade do Cabo.

No comments:

Post a Comment