Friday, May 20, 2011

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



Momento importante na vida de todos hoje em dia, é a fase em que conseguimos ultrapassar as dificuldades da linguagem escrita e falada. Pensando dessa forma e lembrando a situação atual das escolas em todo o Brasil, vários professores passaram a utilizar métodos de ensino que facilitam a compreensão dos alunos mais atrasados e com isso diminui a evasão das salas de aula no período da alfabetização e letramento individuais.

 O problema é grave, pois se antes a dificuldade maior era conseguir convencer as crianças e principalmente seus pais da importância de não deixarem de irem à escola, hoje o problema é encontrar uma solução para manter estas crianças em sala de aula, até a conclusão do ano letivo. Inclusive, o próprio programa Bolsa Família, traz este requisito como condição para que se tenha direito a seus benefícios, que a criança esta não só matriculada, mas também com presença assídua às aulas e com bom proveito.

Outros métodos desenvolvidos e muito interessantes, utilizam-se de jogos, cartilhas e brincadeiras que podem ser feitos de forma impressa ou dinâmica. Fica a critério do professor decidir qual será a melhor forma de ministrar essa aula para sua turma. Isso muda de turma para turma até mesmo porque os alunos são agrupados em níveis de aprendizado semelhantes, justamente para evitar o atropelo de informações. Caberá à direção da escola e principalmente ao professor, a percepção das atividades que mais prendem a atenção dos alunos, que mais lhe interessam.

Publicidade:


Hoje em dia a maior dificuldade que os professores encontram nas salas de aulas, é que a maioria das escolas públicas simplesmente aboliram a repetência de alunos, e isso acaba resultando em turmas avançadas com alunos que ainda não sabem ler e escrever direito ou simplesmente não sabem e não conseguem ler nada.

Essa dificuldade é encontrada também em turma do EJA e dessa forma o professor precisa encontrar ferramentas que facilite o aprendizado individual de cada aluno, sem que para isso o próprio aluno seja colocado em uma situação constrangedora, que é o que acontece em muitos casos.

As atividades de alfabetização e letramento tem ajudado milhares de alunos em todo o Brasil a aprenderem de forma divertida e dinâmica. Dessa forma tanto os alunos, quanto os professores se sentem satisfeitos com o resultado alcançado. Muitos alunos que estavam desmotivados, com baixíssimo rendimento escolar, com as atividades de alfabetização mostram um altíssimo potencial para aprenderem e são destaques entre os demais colegas.

Veja abaixo alguns exemplos de atividades:





Se você deseja baixar folhas com atividades para alfabetização para imprimir, como as das imagens acima:

Em alguns sites da internet é possível encontrar diversos materiais didáticos para este de método de ensino. Por isso se você é professor confira algumas cartilhas que estão disponíveis em sites de educação e alfabetização para crianças, jovens e adultos com dificuldade.

E se você é aluno e na sua escola não existem estas atividades, dê a dica para sua diretoria, quem sabe, através de você, muitos alunos irão aprender mais e melhor e se tornarão cidadãos com um futuro melhor.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment