Friday, July 15, 2011

O QUE É CITOLOGIA OU BIOLOGIA CELULAR



A célula é a unidade fundamental da vida. É por ela que todos os seres vivos são formados, exceto o vírus. As células são constituídas por muitas estruturas, as quais possuem diferentes funções muito importantes para o bom funcionamento das células. Os ramos da biologia que estuda todas essas estruturas, além de suas funções e sua importância é a citologia.

A Citologia ou Biologia Celular é um estudo detalhado dos componentes da célula, ela concentra-se no entendimento do funcionamento de vários sistemas celulares, o aprendizado de como estas células é regulado e a compreensão do funcionamento de suas estruturas. Esses conhecimentos foram conquistados com a invenção do microscópio óptico, pois através dele foi possível observar as células que nunca haviam sido vistas pelo homem até aquele momento, devido ser impossível as células serem vistas a olho nu. Posteriormente as células foram mais bem estudadas com a utilização de técnicas de citoquímica e o auxílio fundamental do microscópio eletrônico.

Com essas pesquisas foi possível observar os componentes das células, tanto de animais como de bactérias, fungos e vegetais. Eles são: a membrana citoplasmática, o núcleo, as mitocôndrias, os retículos endoplasmáticos liso e rugoso, os lisossomos, o complexo de Golgi, o nucléolo, os peroxissomos, os centríolos, o citoesqueleto e os cloroplastos e a parede celular, sendo que este último só é encontrado em bactérias, fungos e vegetais.

A membrana celular é semipermeável e seletiva, ela transporta materiais de forma passiva ou ativa. O citoplasma é formado por hialoplasma que é um colóide com 85% de água e proteínas solúveis e insolúveis. O retículo endoplasmático é um sistema de endomenbranas que delimitam canais e vesículas, existem dois tipos deles o retículo endoplasmático rugoso que é associado a ribossomos, é nele que ocorre a síntese de proteínas e o retículo endoplasmático liso que não possui ribossomos, é nele que ocorre a síntese de lipídios e carboidratos complexos. Os ribossomos são grânulos que associam-se ao retículo endoplasmático ou encontram-se livres no citoplasma, são constituídos por proteínas e RNA ribossômico, ligam-se ao RNA mensageiro formando polirribossomos, sua função é a síntese de proteínas. O complexo de Golgi Sistema de bolsas achatadas e empilhadas, onde se destacam as vesículas que são pequenos conjuntos denominados dictiossomos. Elas Armazenam substâncias produzidas pela célula. 

Publicidade:


Os lisossomos são pequenas vesículas que contêm enzimas digestivas, encontram-se no complexo de Golgi e juntam-se aos vacúolos digestivos. Fazem a digestão intracelular e em alguns casos, extracelular. Os peroxissomos são pequenas vesículas que contêm peroxidase. Eles têm a função de decomposição de peróxido de hidrogênio (H2O2), subproduto de reações bioquímicas, altamente tóxico para a célula. Os vacúolos são cavidades limitadas por membrana lipoprotéica. Eles podem ser digestivos (formam o fagossomo para digerir partículas), autofágicos (digere partes da própria célula) ou pulsáteis (controla o excesso de água na célula). Os diplossomos ou centríolos são organelas constituídas por dois cilindros perpendiculares um ao outro, têm como função a orientação do processo de divisão celular. Os cílios e os flagelos são expansões filiformes da superfície da célula e têm como função a movimentação da célula ou do meio líquido. As mitocôndrias são organelas ovóides ou em bastonete, formadas por uma dupla membrana lipoprotéica e uma matriz, elas sintetizam proteínas específicas e se auto-reproduzem além de também produzirem energia na célula, sob forma de ATP.

A célula também contém componentes químicos que auxiliam na realização de suas funções. A água representa 70% do volume celular, ela dissolve e transporta materiais na célula e participa de inúmeras reações químicas. Os sais minerais tem como função a regulação química celular. Os carboidratos e os lipídios são compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio, eles têm como função fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares. As proteínas têm participação na defesa, no transporte de íons e moléculas e na catalisação de reações químicas. 

Os ácidos nucléicos são compostos formados por cadeias de nucleotídeos, que por sua vez são formados por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina e uracila), um açúcar (ribose e desoxirribose) e um ácidos fosfórico, esses ácidos são: o ácido desoxirribonucléico (DNA) uma molécula em forma de hélice formada por duas cadeias complementares de nucleotídeos que é responsável pela transmissão hereditária das características e o ácido ribonucléico (RNA) uma molécula formada por cadeia simples de nucleotídeos que controla a síntese de proteínas. E por fim o trifosfato de Adenosina (ATP) tipo especial de nucleotídeo, formado por adenina, ribose e três fosfatos, ele tem a função de armazenar energia nas ligações de fosfato.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
O QUE É CITOLOGIA OU BIOLOGIA CELULAR
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment