03 de Junho de 2013, 13:06
O Espaço Aberto Safende denúncia a existência de casas de exploração sexual de menores com idade compreendida entre os 12 e 14 anos, nos bairros de Vila Nova e Calabaceira, arredores da Cidade da Praia.
Em declarações à Inforpress, o assistente social do Espaço, Celestino Moreno, adiantou que desde o mês passado, a instituição tem conhecimento de um grupo de crianças com idade compreendida entre os 12 a 14 anos que vem participando em orgias sexuais, consumo de bebidas alcoólicas e frequência de locais de diversão nocturna.
Actos que na perspectiva daquele responsável configuram a prostituição infantil, promovida por um grupo de adultos numa casa situada no bairro de Vila Nova.
Segundo apontou Celestino Moreno , são crianças da Safende, Vila Nova, Calabaceira, Achadinha, Ponta d’Água e outras localidades da zona norte da Cidade da Praia.
Concretamente do bairro de Safende, o técnico do Espaço Aberto Safende referiu ainda à existência de várias outras situações, onde se registam sinais "muito forte violência sexual" dentro de comunidade, perpetuada muitas vezes por parentes próximos, vizinhos ou outra pessoa adulta, sendo que a tendência é "para naturalização da situação".
Os casos já são do conhecimento do Instituto da Criança e do Adolescente (ICCA), da Policia Nacional, da Polícia Judiciária e do próprio Ministério Público, conforme adiantou à Inforpress o assistente social.
A par da denuncia, o Espaço Aberto Safende vem adoptando algumas medidas para repor os direitos violados, "minimizando o sofrimento das crianças e das famílias", indicou Celestino Moreno.
Nesta terça-feira, 04 de Junho, data em que é comemorado o Dia Internacional da Criança Inocente Vítima da Agressão Sexual, a instituição, em colaboração com diversos parceiros, entre os quais o ICCA, vai realizar uma marcha de protesto contra esta situação.
A marcha está marcada para às 15:00, com início no Safende e término ao largo do Estádio da Várzea.
@Inforpress – Sapo CV
No comments:
Post a Comment