Sunday, December 9, 2012

CURSO TÉCNICO OU FACULDADE, QUAL É O MELHOR?


Curso Técnico ou Faculdade? Qual é a melhor escolha? Esta dúvida faz parte da vida de muitos jovens, por isto fazemos um comparativo com vantagens e desvantagens de cada área para que você possa fazer uma escolha mais consciente para seu futuro profissional. 

 Em um mercado de trabalho extremamente concorrido ter um diferencial no currículo pode trazer grandes chances ao profissional e o que antes era um diferencial, atualmente é uma obrigatoriedade, que é curso de graduação, porém muitos profissionais de recursos humanos discutem qual é o melhor: o curso de graduação ou bacharel ou o curso técnico. 

Até há alguns anos atrás, não havia dúvida quanto a isto, o curso pela faculdade tinha muito mais valor e os cursos técnicos eram poucos. Mas este cenário foi mudando e hoje o profissional técnico tem um valor muito grande.



As empresas enfrentam uma concorrência muito maior que há alguns anos atrás e elas precisam de resultados. O que acontece é que em muitas ocasiões o profissional técnico consegue resultados práticos, rápidos, está melhor preparado para a área em que atua, geralmente são formados em boas instituições que possuem excelente infra estrutura e tudo isto garante ao profissional técnico um conhecimento mais amplo e muitos chegam a ter uma remuneração maior até do que aqueles formados pela faculdade. 

 Mas escolher entre o curso técnico ou pela faculdade não é tarefa fácil! Para escolher entre um deles o estudante deverá verificar quais são seus objetivos na vida profissional, pois cada um deles possuem vantagens e desvantagens, como por exemplo, no caso do curso técnico, que tem mais demanda de profissionais, o estudante pode conseguir uma colocação mais facilmente, até mesmo antes de terminar o curso que demora uma média de dois anos para acabar, outra vantagem, pois o curso de graduação ou bacharel demora em média cinco anos.



 Na diferença salarial o curso de graduação tem mais vantagens, pois os salários costumam ser maiores e ainda o estudante possui a possibilidade de fazer um curso de especialização, pós-graduação ou aperfeiçoamento o que ajuda muito mais na hora de conseguir uma colocação no mercado. Porém há de ser verificada a área que a pessoa deseja se graduar, porque algumas áreas já estão saturadas, como direito, psicologia e jornalismo.

 O curso técnico também tem uma vantagem que é a de profissional conseguir uma colocação até relativamente boa no mercado de trabalho e depois tem a possibilidade de fazer o curso de graduação o que muitas vezes não acontece com quem está fazendo um curso de graduação, então para escolher, o estudante deve pensar no que ele quer, um salário médio e garantia de emprego na área, escolhendo o curso técnico; ou um salário maior, mas que demorará mais para chegar ao escolher um curso de graduação.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CURSO TÉCNICO OU FACULDADE- QUAL O MELHOR? 
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment