Tuesday, December 11, 2012

PROUNI 2013- COMO FUNCIONA, O QUE É?


Saiba agora o que é o ProUni, como funciona este importante programa e principalmente, como participar do ProUni 2013. Conseguir uma colocação no mercado de trabalho exige do profissional um nível de qualificação maior e nos tempos atuais é necessário, principalmente ter um curso superior. 

A maior prova disto aqui no Brasil é que hoje o país conta com muitas vagas de emprego que oferecem até ótimos salários, mas que ficam abertas por semanas, ou até meses, à espera de um profissional qualificado, que atenda aos requisitos da vaga e assim possa ser contratado. 

A falta de profissionais qualificados é ruim para todos, tanto para os trabalhadores que não conseguem melhores empregos, como para as empresas que não conseguem levar seu plano de expansão adiante por falta de mão de obra qualificada. 

E para aqueles que não possuem condições financeiras para pagar o curso superior que deseja, o governo federal criou o Programa Universidade para Todos - PROUNI - que realiza a distribuição de bolsas de estudos em universidades e faculdades particulares. 
O ProUni é responsável hoje pelo sucesso de milhares de novos profissionais que conseguem levar adiante seus estudos e assim contribui diretamente para o preenchimento dos cargos nas empresas e todo o país sai ganhando. 
Publicidade:
O PROUNI é voltado para os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou que foram bolsistas de escolas particulares e que possuem renda familiar per capita entre um salário e meio até três salários mínimos sendo que o primeiro caso dá direito a uma bolsa integral e no segundo caso de até 50% de desconto. 

A bolsa é fornecida sem a necessidade de pagamento posterior pelo estudante, como é o caso do FIES, outro programa federal de financiamento estudantil. O ProUni funciona primeiramente com o estudante prestando o exame nacional do ensino médio - ENEM - e que deve ter pelo menos 400 pontos no referido, assim o estudante com a nota do ENEM deverá procurar a instituição de ensino que deseja cursar e fazer a sua inscrição. 

 Cada universidade estipula suas próprias datas, então informe-se na instituição de ensino de seu interesse para não perder o prazo. Esta instituição faz o cadastro do aluno interessado e o envia para análise do processo, assim o estudante será beneficiado ou não, mas tendo que inicialmente fazer o exame vestibular desta faculdade, que pode ser por meio da nota do ENEM ou por meio de processo seletivo comum. 

 Assim, o estudante poderá fazer o curso de seu interesse ganhando uma bolsa do governo federal que é repassada para a universidade de sua preferência. Você poderá esclarecer outras dúvidas e conferir as últimas notícias do ProUni no ano de 2013 no site do Programa, através do endereço: [http://siteprouni.mec.gov.br]


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PROUNI 2013- COMO FUNCIONA, O QUE É?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment