Sunday, March 24, 2013

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A E FUNÇÕES


Alimentos Ricos em Vitamina A e Funções A vitamina A é essencial para o organismo humano. Confira suas funções e os alimentos ricos nessa importante substância. As vitaminas são compostos orgânicos que encontramos nos alimentos e que são essenciais para o nosso corpo, pois garantem um melhor funcionamento. 
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A E FUNÇÕES
Uma das vitaminas mais importantes, senão a mais importante para nosso organismo é a vitamina A, também conhecida como retinol, quando ingerida ela é transformada em ácido retinóico que realiza muitas funções em nosso organismo, inclusive agindo em nossa visão. 

 Essa é a sua principal função, sem a vitamina A ver não seria possível vermos, agindo como um grande composto de proteínas nos olhos que reagem à luz e assim nos permitem enxergar tudo ao nosso redor. Além disso, a vitamina 
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A E FUNÇÕES
A também age como antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce, faz bem pra pele e mucosas, garante o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos e nas mulheres também pode prevenir a TPM (Síndrome de Tensão Pré Menstrual). As doses diárias de vitamina A recomendada vaia de acordo com a idade, os bebês por exemplo, devem ingerir em média 400 microgramas, enquanto que os adultos 750 microgramas, já gestantes e lactantes devem ingerir um pouco mais. 
Publicidade:
Entre os alimentos que podemos encontrar a vitamina A, em sua maioria estão frutas, legumes e verduras, entre eles abacate, abóbora, acelga, batata-doce, brócolis, caju, cenoura, couve, escarola, espinafre, fígado, leite, mamão, manga, manteiga, maçã, melão, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovos, pêssego, queijos gordurosos, sardinha, taioba e tucumã. Sua deficiência pode acarretar vários problemas, os sinais e sintomas oculares da hipovitaminose 
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A E FUNÇÕES
A são conhecidos como xeroftalmia, entre eles temos a cegueira, que vai desde a noturna a total, isso se deve à mancha de Bitot que geralmente se forma na parte exposta da conjuntiva e a xerose, em estágios mais avançados pode se desenvolver a xerose corneal, em que o olho perde seu brilho, causando a ulceração da córnea, podendo levar à destruição do globo ocular. 
Outros problemas são sensibilidade à luz, redução do olfato e paladar, ressecamento e infecção na pele e nas mucosas, estresse, espessamento da córnea, lesões na pele e até câncer nos olhos. No entanto apesar de fazer bem ao organismo em excesso a vitamina A pode ser muito prejudicial, pois o ácido retinóico pode afetar quase todas as funções na célula humana. 
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A E FUNÇÕES
Devido a isso ela deve ser consumida em quantidades normais. Entre as consequências estão aspereza e descamação dos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabeços, câimbras, lesões hepáticas, paradas do crescimento, falta de apetite, cansaço, irritabilidade, sangramentos, aumentos do baço e do fígado, redução do nível do bom colesterol, entre outros. Por isso é bom ficar atento e no caso da apresentação desses sintomas tanto no caso de déficit como excesso você deve procurar um médico urgente.



Veja Também:




Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA A E FUNÇÕES
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment