Monday, March 25, 2013

COMO PEDIR DEMISSÃO E SEUS DIREITOS


Como pedir demissão e quais são seus direitos é uma dúvida comum entre os trabalhadores insatisfeitos ou os que se sentem injustiçados. Há também quem consiga uma nova colocação e queira trocar de emprego. É importante saber que todo funcionário tem seus direitos, mas também os seus deveres, inclusive na hora da demissão. Há diferença quando o próprio funcionário pede demissão e quando o funcionário é demitido pela empresa. Entenda agora as diferenças e os direitos que você tem ao pedir sua demissão.

COMO PEDIR DEMISSÃO E SEUS DIREITOS
  O trabalhador brasileiro possui vários tipos de direitos de acordo com a CLT ou Consolidação das Leis Trabalhistas, porém também possui vários deveres de acordo com estas leis que regem as relações trabalhistas entre funcionários e empregadores e esta relação pode ter duração enquanto for vantajosa para as partes, porém se a relação trabalhista não estiver sendo vantajosa para uma das partes elas podem pedir que o contrato de trabalho seja rescindido.

Infelizmente muitos são os funcionários que não sabem seus deveres, nem tão pouco seus direitos. As empresas de um modo geral são assessoradas por profissionais da área, experientes, que auxiliam a empresa durante todo o processo de demissão, seja quando a empresa demite o funcionário ou nos casos em que o próprio funcionário solicita a demissão.
COMO PEDIR DEMISSÃO E SEUS DIREITOS
No caso de o trabalhador querer rescindir o contrato de trabalho ele deve fazer a comunicação ao departamento pessoal ou para o seu superior imediato, de preferência de forma escrita e que esta pessoa assine uma das vias para ficar com o empregado.
Publicidade:
Tal ato é de fundamental importância para que se comprove que a empresa recebeu a sua solicitação de demissão. A partir do momento em que é o trabalhador que solicita a rescisão contratual ele deve ter alguns deveres em relação à empresa e entre eles está o cumprimento do aviso prévio que o trabalhador deve trabalhar por mais 30 dias depois do pedido de demissão, caso a empresa requeira este dever. 

Este é um período onde a empresa irá buscar um novo funcionário que venha a substituí-lo em sua função. 
 Quanto aos direitos, o trabalhador recebe seu salário do mês, décimo terceiro salário, terá também direito às férias e férias proporcionais aos meses trabalhados, porém no caso de pedido de demissão o trabalhador não terá direito ao saque do valor do saldo do FGTS e também aos 40% de multa que a empresa paga quando ela que solicita o desligamento da empresa e é neste quesito que várias pessoas não pedem a demissão por medo de perder este direito que tem um grande valor, dependendo da quantidade de tempo que o trabalhador tenha trabalhado na empresa. 
COMO PEDIR DEMISSÃO E SEUS DIREITOS
Então, caso não queira perder este valor o melhor a ser feito é tentar uma negociação com o patrão para que ele o demita e assim você não precisará pedir demissão e perder alguns de seus direitos que poderá somar uma boa quantia que lhe fará falta, caso você venha a pedir sua demissão.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO PEDIR DEMISSÃO E SEUS DIREITOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment