Saturday, June 11, 2011

COMO ESCOLHER TEMA PARA MONOGRAFIA



Para quem está fazendo um curso de graduação ou pós-graduação um assunto muito importante é a monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que é o trabalho final do curso que avalia o aluno e faz com que ele garanta o diploma ou não. É até pode acontecer do aluno não ser aprovado na defesa de sua monografia ou TCC, como por exemplo, quando ele compra um trabalho pronto e não sabe nem qual é o tema do trabalho, assim ele não tem base científica para discuti-lo. 

Hoje em dia, infelizmente, este fato vem se tornando bem mais comum do que se pode imaginar. A facilidade com que se encontrar monografias à venda na internet é um problema sério, longe de ser resolvido, pelo contrário, a cada dia é maior o número de pessoas que utilizam esta prática na rede mundial. Mas é fundamental que a pessoa não opte por esta compra e faça sua própria monografia.

E um dos principais problemas na monografia ou TCC é a escolha do tema. O aluno se vê num emaranhado de opções nas quais ele pode basear seu trabalho, mas o mais importante é escolher um tema que tenha alguma importância na vida do aluno, ou seja, que ele escolha um tema no qual pode sintetizar suas experiências ou características pessoais com coerência e acima de tudo com precisão das informações. E esta escolha do tema precisa ser muito bem feita. Para não ocorrer de, na metade do trabalho a pessoa arrepender-se e pensar em recomeçar escolhendo um outro tema. Por isto, nada de decisões precipitadas, escolha com calma o tema para sua monografia, conforme já dito, um tema importante em sua vida, que lhe trará prazer e mais conhecimento.

Publicidade:



Outro item a ser considerado é a quantidade de bibliografia existente a respeito do tema escolhido, pois de nada adianta escolher um tema que não terá disponibilidade de livros, apostilas ou quaisquer outros tipos de materiais para consulta. Um tema pode até lhe parecer muito interessante, mas antes de definir que será este tema, faça uma avaliação sobre os materiais de pesquisa e veja se no desenrolar da monografia não encontrará maiores obstáculos.

Um fator relevante que deve ser considerado é a não abordagem de temas como políticos, religiosos e que causem controvérsias entre a população, pois sempre terá uma pessoa da banca examinadora que seja a favor ou contra seus argumentos o que pode prejudicá-lo.

O aluno se tiver muita dúvida sobre o tema escolher, pode solicitar sugestões ao seu orientador ou mesmo a um professor de seu curso para que não venha a ter problemas com temas que mais lhe prejudicaram do que ajudam, mas o mais importante é gostar do que se está escrevendo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO ESCOLHER TEMA PARA MONOGRAFIA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment