Saturday, September 24, 2011

BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL 2011-2012


De um tempo para cá ficou muito mais claro entender o que significa o termo Bolha Imobiliária, afinal de contas durante semanas esse foi o assunto mais discutido nos telejornais. Tanta euforia aconteceu devido à crise imobiliária que os Estados Unidos estavam vivendo desde 2006. A Bolha Imobiliária é uma realidade onde os imóveis apresentam-se com valores bem acima do que realmente é aceitável. É uma supervalorização de determinado empreendimento ou determinado lugar para se construir ou comprar e vender imóveis.

Este ano o assunto agora é a provável bolha imobiliária no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo. As vendas de imóveis residenciais novos caíram cerca de 14,3% em julho quando comparados ao mesmo mês de 2010. Um dos efeitos que isso causa é o aumento dos valores dos imóveis e a desvantagem que se cria em comprar imóvel para poder alugar, pois a atividade acaba não sendo vantajosa de forma alguma. Outro efeito que pode ser observado é o aumento do aluguel de escritórios e salas comerciais.

Entenda o que ocorreu na Espanha com esse vídeo bem-humorado e compare com o Brasil:


Contudo, o Brasil tem uma estrutura para financiamentos diferentes das utilizadas nos Estados Unidos, mas nem por isso está longe de sofrer com a supervalorização de imóveis. O que muda basicamente é o valor do investimento, enquanto que no Brasil os bancos ajudam com cerca de 70% do valor do imóvel, nos Estados Unidos existe muito mais facilidade em créditos concedidos.

Enfim, toda essa bolha imobiliária acaba sendo culpa do próprio mercado que cria esta condição impondo altos preços, e o pior de tudo é que tem gente que continua pagando os valores que são propostos por esse mercado e dessa forma a bolha só tende a crescer.

Publicidade:


O problema vem a tona quando esta “bolha estoura”, ou seja, quando o mercado “cai na realidade”. Podemos lembrar a “bolha da internet” quando as empresas na rede mundial de computadores tiveram uma valorização incrível. O mercado virtual parecia ter enlouquecido e ninguém via ou pelo menos queria ver o problema que estava sendo criado até que “a bolha da internet estourou”. E exemplo mais recente temos este, vindo dos Estados Unidos. Por que o Brasil insiste em alimentar um erro que vai crescer, crescer e crescer cada vez mais até o momento em que vai estourar e aí vai ser muito mais difícil resolve-lo.

Quem cria a situação também pode freia-la, em outras palavras, o mercado que é o criador da bolha é o único que pode cessar com este aumento acelerado dos preços de imóveis e evitar que o Brasil caia na mesma crise que os Estados Unidos teve que enfrentar.

Mas quem compra também tem sua parcela e culpa, afinal, porque comprar um imóvel tão caro que a qualquer momento terá seu preço real definido, e este será um preço bem menor do que é atualmente praticado. Se o país cresce, se os investidores chegam, claro que alguns vão querer tirar proveito e faturar mais elevando os preços.

Era só estes compradores se conterem, não comprarem, não pagarem um valor tão exorbitante que em pouco tempo o mercado se adequaria à realidade dos valores, mas como conter estes compradores? Quem tem este poder? Somente eles poderão fazer sua parte, saberem questionar o alto valor e aguardar que o preço caia, somente assim poderemos evitar que a bolha imobiliária não estoure.

Leia mais sobre o assunto:

Mas isto vai ser difícil, principalmente com os grandes eventos internacionais se aproximando e o país continuando a crescer, pelo visto 2012 vai ser um ano arriscado para o setor imobiliário.

E você o que acha?
Temos realmente uma bolha imobiliária ou os aumentos dos imóveis tiveram fundamento, deixe suas opiniões nos comentários abaixo:


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL 2011-2012
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment