Wednesday, September 28, 2011

DE ONDE VEM O PLÁSTICO? COMO É FEITO?


Atualmente quase todos os objetos que usamos são feitos com plástico, como escova de dente, computador, celular, escova de cabelo, embalagens entre muitos outros. O plástico está mais presente em nossa vida do que imaginamos. Mas a maioria das pessoas não sabe o que é esse material na verdade, de onde vem e como ele é feito. Então para saber de tudo isso fique de olho nessa matéria.
O plástico é um material formado pela união de grandes cadeias moleculares denominadas polímeros que são compostas por moléculas menores, os monômeros. 

A produção do plástico se dá pela polimerização que é um processo químico onde há a união química de monômeros, assim formando os polímeros. Estes podem ser tanto naturais como sintéticos, os naturais são algodão, madeira, cabelos, chifre de boi, látex, entre outros. Os polímeros sintéticos são plásticos feitos através de reações químicas.
Através do tamanho e estrutura da molécula do polímero podemos determinar as propriedades do material do plástico, por exemplo, os termoplásticos que são plásticos que não sofrem alterações químicas durante o aquecimento e que é possível ser novamente fundidos após o resfriamento. Esse é o caso do PP, PEAD, PET, PVC, OS, PEBD entre outros. Os termofixos são plásticos que não fundem com o reaquecimento, como, por exemplo, resinas fenólicas, epóxi, poliuretanos, etc.

A matéria-prima do plástico como muitos sabem é o petróleo, que é formado por uma complexa mistura de compostos. Estes compostos possuem diferentes temperaturas de ebulição, assim torna-se possível a separação deles com o processo de destilação. Apenas uma pequena parte da produção do mundo de petróleo é utilizada para a fabricação de plásticos, hoje essa produção é feita em processos bem controlados, assim não afetando o meio ambiente.

Publicidade:


Os plásticos biodegradáveis são pesquisados desde a década de 30, e como eles são destruídos por microorganismos através do meio, transformando-se em gás carbônico e água, não prejudicam o meio ambiente. No Brasil, o PHB que é um plástico desse tipo foi desenvolvido a partir da sacarose da cana de açúcar. Como é um plástico mais frágil, sua produção é pequena, mais voltada para o mercado externo de embalagens de vasos e materiais descartáveis. Portanto para as embalagens de bebidas, alimentos, remédios entre outros, está sendo usado o plástico derivado do petróleo.
Tipos de Plástico.
Mas em vista da demora de sua composição, recentemente começaram a ser fabricadas no Brasil sacolas de plásticos comuns que recebem um aditivo para assim acelerar o tempo de degradação em condições ambientais favoráveis. Porém tudo ainda está sendo bem pesquisado. Vale ressaltar que a reciclagem também é muito importante, são infinitas as possibilidades de transformação do plástico, assim eles vão ter uma nova utilidade e não afetarão o meio ambiente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DE ONDE VEM O PLÁSTICO? COMO É FEITO?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment