Wednesday, September 21, 2011

ONDE FICA O CARIBE NO MAPA MUNDI?



O Caribe é muito conhecido pelas suas praias de beleza inigualável, por isso das viagens internacionais a maioria tem como destino o Caribe e também pelas suas inesquecíveis histórias sobre a pirataria. Mas o que poucos sabem é onde se encontra exatamente o Caribe. Caribe é o nome de um mar que banha os países situados na América Central, como Aruba, Cuba, Jamaica, Honduras, Costa Rica entre outros.
 
O nome mar das Caraíbas deriva do nome que os indígenas deram aos europeus, quando tiveram o primeiro contato com eles no final do século XV. O mar das Caraíbas era desconhecido para a Europa e Ásia até 1492, quando Cristóvão Colombo navegou pela primeira vez em suas águas ao tentar encontrar uma rota marítima para a Índia.
Após o descobrimento de suas ilhas, a área foi rapidamente colonizada pelos europeus, se transformando em um local destinado a rotas comerciais européias, motivo pelo qual se tornava muito atraente para a pirataria. Muitas embarcações eram vítimas dos piratas, pois os homens se lançavam ao mar sem a devida preparação, devido à permissão dada em 1945 pelos Reis Católicos a todos os seus súditos para rumarem ao Atlântico.

As feiras comerciais como a de Portobelo também foram alvos dos ataques constantes dos piratas, por esse motivo foram construídos fortes e postos defensivos militares para combater os piratas, e para construir foram transportados muitos escravos africanos para a região.

Publicidade:


Logo a Espanha não foi a única a se interessar pelas ilhas caribenhas, a Inglaterra e a França também se pronunciaram enviando marinheiros experientes para conquistarem territórios. Devido a isso em 1965 na ilha Tortuga se estabeleceu uma base pirata, onde corsários e bucaneiros de ambas nacionalidades se associaram para atacar as embarcações da colônia espanhola.

Outra base pirata famosa se estabeleceu no porto jamaicano de Port Royal em 1656, até sua destruição parcial, devido a um sismo que ocorreu dia 7 de Junho de 1692. Nessa região muitos nomes de piratas famosos e temidos ficaram conhecidos como Henry Morgan, François, L´Olonnais, Barba Negra entre outros.

Somente a partir do século XIX começou a independência dos países colonizados, mas ainda há algumas possessões francesas, inglesas e holandesas que continuam sobre a administração européia. Há 22 territórios insulares e 12 países no Mar do Caribe, sendo que Cuba foi o último país a tornar-se independente da Espanha, em 1898.

Mas afinal, Onde fica o Caribe no Mapa?
Fica na América Central, e compreende basicamente a região que fica entre a Venezuela e Miami (Flórida – Estados Unidos). Como todo o Caribe fica próximo à linha do Equador as temperaturas são elevadas o ano inteiro, fazendo com que a temperatura média anual seja de aproximadamente 30°C.

Pela sua interessante história, vários documentários e filmes acerca dos fatos transcorridos nos mares caribenhos foram produzidos. Um dos últimos foi a série de filmes Piratas do Caribe, a qual fez um grande sucesso em todo o mundo, mostrando alguns piratas famosos como o Barba Negra, contando de forma lúdica e divertida um pouco da história da colonização das ilhas caribenhas.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ONDE FICA O CARIBE NO MAPA MUNDI?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment