Friday, September 23, 2011

ONDE ENCONTRAR VITAMINAS A E D NOS ALIMENTOS


As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo e uma vez que nós não as produzimos, devemos obtê-las de fontes externas, como os alimentos. É através deles que obtemos as vitaminas necessárias para nos mantermos fortes e saudáveis.

A vitamina A, por exemplo, é tida como a mais importante. Ela é necessária para manter saudáveis os tecidos e de todo o corpo, principalmente os olhos, pois elas agem como um grande composto de proteínas que reagem à luz e tornam a visão possível. Ela também é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico e estudos recentes mostram que a vitamina A também age como antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento, associados a algumas doenças.

A falta de vitamina A acarreta muitos problemas, pode causar má visão durante a noite, mais conhecida como cegueira noturna, lesões oculares muito graves e em casos extremos cegueira permanente. É difícil imaginar que somente a falta de uma vitamina possa causar tudo isso, mas acontece especialmente em crianças subnutridas, quando contraem sarampo e outras infecções. E não é só a cegueira que a falta de vitamina A pode causar, também aumenta a possibilidade de contrair doenças, assim elevando a mortalidade devido a infecções.

Publicidade:


Por isso não deixe de consumir os alimentos ricos em vitamina A como o leite materno (no caso dos recém-nascidos), fígado, ovos, manteiga, leite, sardinha, queijo, abacate, pêssego, mamão, escarola, cenoura, brócolis, couve, espinafre, abóbora, entre outros. Mas tenha cuidado ao comer os alimentos ricos em vitamina A, pois em excesso pode prejudicar o organismo.

A vitamina D também é muito importante para a nossa saúde, pois ela auxilia na absorção do cálcio e fósforo no intestino grosso, para a sua mobilização a partir dos ossos e sua reabsorção nos rins. 

Através disso a vitamina D ajuda a assegurar o funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação sanguínea, crescimento celular e utilização de energia. Estudos também apontam que a vitamina D também é importante para a secreção de insulina e prolactina, auxilia também na ativação do sistema imunológico, combate o stress, sintetiza melanina e auxilia na diferenciação das células da pele e do sangue.

A fatal de vitamina D pode causa raquitismo, uma doença que provoca calcificação insuficiente e deformação dos ossos de crianças. Por isso é importante que você ingira diariamente com alimentos ricos em vitamina D como óleo de peixe, peixes de água salgada, como salmão e sardinha, ovos, carne, manteiga e leite. Porém ela também pode ser produzida pelo nosso corpo, quando a pele é exposta à luz solar. Mas evite tomar sol entre as 10 e 16h, pois nesse período os raios solares são prejudiciais.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ONDE ENCONTRAR VITAMINAS A E D NOS ALIMENTOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment