Friday, September 23, 2011

ONDE ENCONTRO PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS


As proteínas são essenciais para o nosso corpo, pois elas auxiliam na construção da estrutura corpórea, formandos ossos, músculos, pele e cérebro. Elas também são responsáveis pela formação dos nossos ácidos nucléicos o DNA e o RNA, que formam o nosso código genético. As proteínas também auxiliam na formação de moléculas responsáveis pelo armazenamento de energia do nosso corpo.

A falta de proteína na alimentação pode causar o baixo desenvolvimento em crianças, deixando-as mais frágeis e suscetíveis a doenças. Por isso não podemos deixar de ingerir diariamente alimentos ricos em proteínas como as carnes, peixes, ovos, queijo, leite, pão integral, feijão, amendoim, ervilhas e derivados da soja.
Mas infelizmente esses alimentos são os mais caros, tanto que em regiões mais pobres como alguns países da África normalmente não podem ter a quantidade suficiente de proteínas necessárias no dia a dia, o que acaba prejudicando especialmente as crianças. Por isso é comum vermos crianças raquíticas e de baixa estatura.

Por essa razão que nunca devemos oferecer uma dieta vegetariana para as crianças, pois a partir das proteínas é que são retirados os aminoácidos conhecidos como essenciais, os quais não podemos viver sem eles, assim se uma criança é privada de alguns tipos de aminoácidos isso poderá comprometer seu desenvolvimento.

Publicidade:


No entanto, se você é vegetariano, como você pôde ver na lista de alimentos ricos em proteínas há muitas opções vegetarianas como feijão, amendoim, ervilhas e soja, por isso tenha a certeza de que essa troca realmente supre a quantidade de proteínas que devemos ter. Antes de começar uma dieta nova é sempre importante consultar um nutricionista, pois ele saberá te indicar quais alimentos você pode substituir.

Os carboidratos também são muito importantes para o nosso corpo, pois eles são a principal fonte de energia do nosso corpo. Ele funciona como um combustível auxiliando na boa disposição do nosso organismo em realizar suas funções. A principal forma de carboidratos encontrada na natureza é a glicose, ou seja, o açúcar que encontramos em frutas, mel e sangue.

Por isso é importante ingerirmos alimentos que contêm carboidratos diariamente como amendoim, soja, cereja, lentilha, feijão preto, damasco seco, massas, pêra, maçã, iogurte, ameixa, arroz, pão, macarrão, entre muitos outros. Mas devemos ter cuidado ao comermos esses alimentos e saber selecionar os que oferecemos aos nossos filhos, pois em excesso os carboidratos podem causar problemas como obesidade juvenil e cáries, tanto em crianças como em adultos. As frutas são excelentes opções, ao invés de doces, pois elas são menos calóricas, não prejudicando o organismo. Já os doces industrializados possuem um açúcar chamado sacarose que é prejudicial ao nosso corpo.

Assim selecione bem os alimentos sejam ricos em proteínas ou carboidratos, pois essas duas substâncias são essenciais para o nosso organismo e por isso não devemos deixar de consumi-las.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ONDE ENCONTRO PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment