Wednesday, September 28, 2011

COMO É FEITO O VIDRO- PROCESSO DE FABRICAÇÃO


No nosso dia a dia utilizamos o vidro quase que o tempo todo. Logo pela manhã, quando levantamos já abrimos a janela, que sempre tem vidro, olhamos as horas no relógio que tem vidro, a lâmpada do quarto tem vidro, nos dirigimos para a cozinha, repleta de objetos com vidro, quando saímos nos deparamos na rua com incontáveis objetos que utilizam vidro. 

O ser humano hoje tem o vidro como parte fundamental de sua existência, dando a este as mais diversas finalidades. Mas você sabe de onde vem o vidro? Você sabe como surgiu este material que hoje faz parte da vida de praticamente todas as pessoas?
Apesar de tanto ser usado no mundo todo, pouco de sabe sobre a origem do vidro, mas de acordo com estudos foram descobertos alguns objeto de vidro nas necrópoles egípcias dando a entender que o vidro faz parte da humanidade desde 4.000 anos antes de Cristo. Outros estudiosos apontam que os descobridores do vidro foram os fenícios, durante a época das grandes navegações, ao acaso eles prepararam uma fogueira em uma praia e improvisaram fogões utilizando salitre e solda. Notaram então que algo escorria pelo fogo, algo brilhante e que se solidificava rapidamente. 

Com tanta beleza e funcionalidade eles dedicaram-se a encontrar formas de como utilizar tal material e aos poucos o vidro foi ganhando outras funções.

Publicidade:


As grandes indústrias do vidro surgiram com a Revolução Industrial e a mecanização do processo de fabricação se tornou ainda mais forte e conexa. No Brasil, a primeira indústria a se instalar foi a Vidraria São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro, já no século XIX. Em 1982 surgiu a CEBRACE, primeira fábrica de vidro Float na região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.

Mas afinal, de que mesmo é feito o vidro? De onde ele vem?
O vidro é uma substância líquida inorgânica obtida através de um composto básico de areia (sílica): 72%, sódio: 15%, cálcio: 9% e outros: 4% que são elevados à temperatura de aproximadamente 1500 ºC.

Tudo isso forma uma massa em estado plástico de altíssima viscosidade, que aumenta na medida em que se resfria, mantendo-se em estado de sobrefusão sem cristalizar.

Os vidros coloridos sofrem algumas adições extras. A coloração é obtida pela adição de elementos tais como: cobalto (vidro azul), óxido de cobre (vidro verde), óxido de ferro (vidro bronze), sulfato de zinco (vidro fumê), etc.

Hoje o vidro é trabalhado e utilizado tanto nos experimentos químicos, como também na decoração de casas, escritórios, lojas, shoppings e são tantas as utilidades do vidro que fica impossível descrever todas. A humanidade sempre se beneficiou muito do vidro, desde o seu surgimento e hoje ele é parte fundamental na vida de todos nós.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO É FEITO O VIDRO- PROCESSO DE FABRICAÇÃO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment