Monday, November 5, 2012

SISU ENEM 2013- INSCRIÇÃO, RESULTADO


Quem fez o Enem este ano deverá utilizar o número da inscrição e a senha para se cadastrar no Sisu 2013, fique atento às informações para não perder esta importante oportunidade. O Sisu - Sistema de Seleção Unificada - é um sistema gerenciado pelo MEC - Ministério da Educação - o sistema é completamente informatizado e é através dele que as instituições públicas de ensino superior, de forma especial as universidades federais, podem oferecer a milhares de brasileiros as vagas disponíveis de forma exclusiva para os candidatos que antes participaram do ENEM - Exame Nacional de Ensino Médio. 

Daí vemos a importância do ENEM na vida de muitas pessoas pois elas sabem que este é o principal caminho para conseguirem uma vaga em uma universidade pública de ensino superior. As inscrições para o SISU são feitas em uma única etapa, por isto se você tem interesse em se inscrever no sistema precisa ficar atendo. 
No momento da inscrição o candidato ou candidata deverá fazer suas escolhas entre as instituições conveniadas ao sistema, optando assim se há interesse nas vagas de ampla concorrência ou então o interesse do candidato é pelas vagas destinadas a políticas afirmativas. 

Mas esta escolha não é definitiva, pelo menos enquanto permanecer em aberto o período de inscrições. Enquanto estiver no prazo de inscrição o candidato que já tenha feito a sua poderá alterar, quantas vezes desejar, sua escolha feita, o sistema irá considerar a última confirmada. 
Publicidade:
Apesar desta liberdade de escolha é preciso cuidado para não assinalar errado, a dúvida pode fazer com que o candidato troque muitas vezes e acabe se confundindo e fazendo uma escolha inadequada, por isto seria mais interessante se no ato da inscrição já tivesse definido todas as vontades. 

 Quando termina o prazo de inscrição no Sisu, o sistema faz uma seleção automática assinalando todos os candidatos que tiveram melhor desempenho em cada curso, levando sempre em conta a nota obtida no ENEM, assim como outras eventuais ponderações que poderão ocorrer no processo.

 Um importante detalhe neste processo é que somente aqueles candidatos classificados que completem o número de vagas disponíveis no Sisu é que serão realmente selecionados, há um número de vagas disponíveis para cada curso. E assim que o Sisu divulgar a chamada os candidatos selecionados deverão se apresentar imediatamente. 

Apesar de haver um prazo para que estes possam realizar sua matrícula é interessante não deixar para a última hora e se inscrever o quanto antes, comparecendo na instituição escolhida e garantindo a vaga disponível. Você deverá se inscrever no Sisu com o código de inscrição e também a senha utilizada no ENEM. A inscrição é gratuita. 

O resultado poderá ser conferido na mídia de modo geral pois muitos portais da internet divulgam o resultado ou então no site oficial do Sisu no endereço: [http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas]  
 Ou acessando diretamente o portal do MEC no endereço: [www.mec.gov.br].


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SISU ENEM 2013- INSCRIÇÃO, RESULTADO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment