Monday, February 25, 2013

MAURÍCIO DE NASSAU- BIOGRAFIA


Maurício de Nassau deixou seu nome marcado na história do Brasil. Apesar de ter sido um invasor holandês, ele colocou os interesses da população como prioridade de seu governo e por conquistou a simpatia da população. 
MAURÍCIO DE NASSAU- BIOGRAFIA
Conheça um pouco mais sobre Maurício de Nassau, um invasor que trouxe tantos benefícios para a região onde governou aqui no Brasil. Maurício de Nassau nasceu em 17 de junho de 1604 em Dillenburg, Alemanha, mas muito pouco se sabe sobre sua infância. 

Nassau tem papel importantíssimo na história do Brasil, sendo até conhecido por muitos como o Brasileiro Maurício Nassau. Foi ele quem governou, no nordeste brasileiro, a colônia Holandesa, no período de 1637 a 1644. Para cá, Nassau trouxe vários cientistas e também artistas que graças ao apoio de Nassau puderam trazer sua arte e seus conhecimentos para nossa terra. 

As pinturas feitas são apreciadas até hoje e Nassau teve tamanha importância na história de nosso país que o ano de 2004 foi o ano dedicado a ele, sendo realizado diversos eventos comemorativos aqui no Brasil e também na Alemanha e na Holanda. 
Publicidade:
 O conde Johann Moritz recebeu educação humanística em várias universidades de Basiléia e seguiu carreira militar como vários outros membros de sua família, a família Nassau. Ele nasceu em uma pequena cidade próxima de Frankfurt. Sua família nobre atuava em vários ramos, principalmente dois, sendo um holandês e o outro alemão. 

Quando veio para o Brasil, governar a colônia da Nova Holanda, ele trabalhava na WIC - Companhia das Índias - nesta época ele tinha 33 anos e a Companhia das Índias tinha grande interesse no comércio de açúcar que existia aqui no Brasil e muito poderia favorecer a Holanda. Foi então que a Holanda tentou invadir o Brasil, tentando primeiramente pela Bahia mas foram impedidos. Eles não desistiram e em nova tentativa conseguiram, desta vez pelo Pernambuco e foram expandindo sua invasão até chegarem em Olinda e também em Recife. Conseguiram expandir seu domínio até o sul de Sergipe e também ao norte, no Ceará, Rio Grande do Norte e também Paraíba. 
O Brasil então era um país de colonizadores portugueses católicos e Nassau era um estrangeiro, protestante e invasor das terras brasileiras. Mas ainda assim, Nassau teve uma aceitação muito grande da população e também tinha bom relacionamento com os senhores de engenho. Nassau se preocupou com o bem estar da população e também com a preservação do meio ambiente. Construiu um observatório astronômico, um jardim botânico e trouxe muitos artistas para aquela região. 
MAURÍCIO DE NASSAU- BIOGRAFIA
 Em 1641ele decidiu voltar à Europa, insatisfeito com as atitudes da WIC que cobrava empréstimos da população com juros altíssimos. E ao deixar o país, os donos de terra se juntaram aos negros e também aos índios e durante 9 anos lutaram bravamente, expulsando finalmente os holandeses em 1654. Nassau morreu no dia 20 de dezembro de 1679 de causas naturais, aos 75 anos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
MAURÍCIO DE NASSAU- BIOGRAFIA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment