Tuesday, February 26, 2013

OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL- TRABALHO ESCOLAR


A obesidade infantil no Brasil é um problema sério que vem preocupando a todos, famílias, educadores, governos e a sociedade em geral.   A obesidade tem crescido muito no Brasil nas últimas décadas, as causas da obesidade podem ser fatores hereditários, mas também está associado aos maus hábitos alimentares e sedentarismo. 
OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL- TRABALHO ESCOLAR
Os bons hábitos alimentares podem, e deve, ser aprendidos desde cedo, dificultando assim o risco de obesidade em nossas crianças, uma boa educação começa em casa, porem as escolas tem um papel fundamental. Hoje no Brasil a obesidade tem se tornado um problema público. 

Já não é mais só questão de estética, a saúde de milhões de brasileiros estão em risco, justamente pelo excesso de peso. As pessoas estão se alimentando de forma incorreta e praticando muito pouco exercício. E as crianças crescem neste ambiente e por isto mesmo, desde muito cedo, elas já estão acima do peso. 

Com o objetivo de diminuir a obesidade infantil o Ministério da Saúde lançou um manual de ensino para uma boa alimentação nas cantinas escolares, substituindo o frito por assado e os alimentos industriais por naturais sem conservantes. Acredita-se que apresentando desde sedo as crianças a uma alimentação natural, futuramente encontraremos um taxa maior de adultos saudáveis. 
Publicidade:
O programa tem recebido o apoio de educadores, pais e de toda a sociedade, preocupados com o quadro de obesidade em que se encontram as crianças brasileiras. Com a tecnologia avançando cada vez mais e ficando disponível a um número maior de pessoas, inclusive às crianças, elas que antes viviam nas ruas correndo, brincando e se movimentando todo o tempo, estão agora se acostumando a viverem sentadas na frente dos computadores ou a uma televisão e isto tem contribuído de forma significativa para que nossas crianças ganhem peso e passam a ter uma séria de complicações agora e no futuro. 

 Mas a escola por sua vez induz estas crianças a estarem desenvolvendo alguma atividade física, brincadeiras que inocentemente estimulem não só um bom condicionamento físico como também abrem a imaginação destes futuros adultos. As instituições de aprendizado fazem parte da formação do caráter das crianças, mas o exemplo dos pais são essenciais. 
 Palestras feitas nas salas de aula, as atividades físicas e o desenvolvimento na área de alimentação escolar é um grande passo para abaixar os índices de doenças cardiovasculares, além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono e alguns tipos de câncer causados pela obesidade. Educando uma criança assim, certamente teremos um adulto saudável. 
OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL- TRABALHO ESCOLAR
Mas a sociedade é responsável como um todo, para acabar de vez com o problema da obesidade infantil no Brasil, os órgãos públicos precisam oferecer mais espaços verdes, onde as crianças possam correr e se divertirem com segurança e os pais precisam acompanhar seus filhos diariamente, oferecendo-lhes uma alimentação saudável e incentivando-os à prática de alguma atividade física diariamente.

Veja Também:
[QUALIDADE DE VIDA- TRABALHO ESCOLAR, RESUMO]


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
OBESIDADE INFANTIL NO BRASIL- TRABALHO ESCOLAR
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment