Friday, August 30, 2013

Chico Mendes Biografia e Pesquisa- Resumo


Chico Mendes foi um exemplo de vida para todos os brasileiros. Seu nome é lembrado e respeitado por todos aqueles que amam o Brasil e sabem que Chico Mendes deu sua vida por nosso país! Conhecer a história de Chico Mendes é importante para que sua memória seja lembrada para sempre e seu exemplo sirva de lição para todos nós. 
Chico Mendes Biografia e Pesquisa
  Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, nasceu no dia 15 de dezembro de 1944, em Serigal, Porto Rico, estado do Acre. Seus pais eram seringueiros e Chico Mendes iniciou na profissão do pai aos nove anos de idade. Desde cedo, Chico Mendes teve que trabalhar pesado para ajudar sua família! 

Ele lutou pelos seringueiros da Bacia Amazônica, pois a sua sobrevivência e as de outras famílias dependiam da preservação da floresta e suas seringueiras nativas. E assim, cresceu Chico Mendes, tirando o sustento da natureza e descobrindo o quanto era importante sua preservação. 
Chico Mendes Biografia e Pesquisa
Em julho de 2012, durante uma pesquisa feita pelo SBT, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos", pois hoje seu nome é do conhecimento de todos os brasileiros, mesmo quem não sabe sua história muito bem, tem uma leve noção que este foi um dos homens de grande importância para o Brasil. É conhecido por ter se tornado um grande líder que dedicou sua vida a defender a floresta e os direitos dos seringalistas. 
Publicidade:
Chico Mendes, assim como outras pessoas do movimento, participou das lutas dos seringueiros contra o desmatamento e graças à sua dedicação conseguiu apoio internacional. Ele acabou criando o Conselho Nacional de Seringalistas, cujo objetivo era defender as condições de vida e trabalho das comunidades locais. 
Chico Mendes Biografia e Pesquisa
Devido à sua luta em defender os seringueiros acabou conquistando inimigos, que eram os proprietários de terras e empresários do setor de madeireiras. Pouco tempo depois foi eleito vereador de Xapuri, mas, seu próprio partido não gostava dele, justamente por ele defender a mata Amazônica e os seringueiros. Tudo isto foi fazendo com que Chico Mendes se tornasse um homem odiado pelos poderosos da região. 

 Chico Mendes acabou ficando indignado com o desmatamento e a expulsão de seringueiros da Mata Amazônica e por esse motivo denunciou o que estava ocorrendo ao Congresso Norte Americano, em consequência disso ocorreu cortes de investimentos do Banco Internacional em empreitadas em terras amazônicas. Em 22 de dezembro de 1988, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa. 
Chico Mendes sempre soube que isso viria a acontecer, devido à sua luta pela preservação da Amazônia. Ele buscou proteção, mas as autoridades de um modo geral se negaram. Casado com Ilzamar Mendes (2ª esposa) e em consequência da sua morte, deixou dois filhos: Sandino e Elenira. Após o assassinato de Chico Mendes, várias entidades acabaram se juntando e criaram o "Comitê Chico Mendes".


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Chico Mendes Biografia e Pesquisa- Resumo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment