Friday, August 30, 2013

Guiné-Bissau: ONU INAUGURA POSTO AVANÇADO NO NORTE DO PAÍS

 


As Nações Unidas inauguram, no próximo domingo, um posto avançado na vila de São Domingos, no norte da Guiné-Bissau, anunciou hoje a organização em comunicado.
 
O posto vai ser o primeiro de quatro a inaugurar em várias zonas do interior do país no âmbito da operação do Gabinete Integrado das Nações Unidas de Consolidação da Paz para a Guiné-Bissau (UNIOGBIS), sediado na capital.
 
A cerimónia oficial de inauguração vai contar com a presença do representante especial do Secretário-Geral da ONU para a Guiné Bissau, José Ramos-Horta.
 
Participam ainda o Governador do Setor de São Domingos, bem como autoridades tradicionais locais.
 
A cerimónia vai servir também para distribuir informação junto dos residentes sobre a atividade e o papel da UNIOGBIS.
 
O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau foi criado pelo Conselho de Segurança da ONU e iniciou funções em janeiro de 2010 por um período inicial de 12 meses, tendo sido posteriormente estendido.
 
Entre outros objetivos, a missão pretende contribuir para manter a ordem constitucional e a segurança pública, apoiar o diálogo político, o processo de reconciliação nacional e ajudar na mobilização de assistência internacional.
 
Um golpe de Estado militar depôs a 12 de abril de 2012 o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior e o Presidente interino Raimundo Pereira, colocando em funções um Governo e um Presidente de transição, Serifo Nhamadjo.
 
O golpe aconteceu antes da segunda volta das eleições presidenciais, depois de o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior (que também concorria ao cargo) ter vencido a primeira volta, mas sob queixas de irregularidades feitas por outros candidatos.
 
Lusa
 

No comments:

Post a Comment