Saturday, August 31, 2013

DO SONHO AO PESADELO!

 

Martinho Júnior, Luanda

… “Mas há algo que eu tenho que dizer ao meu povo que se dirige ao portal que conduz ao palácio da justiça. No processo de conquistar nosso legítimo direito, nós não devemos ser culpados de acções de injustiças. Não vamos satisfazer nossa sede de liberdade bebendo da xícara da amargura e do ódio. Nós sempre temos que conduzir nossa luta num alto nível de dignidade e disciplina. Nós não devemos permitir que nosso criativo protesto se degenere em violência física. Novamente e novamente nós temos que subir às majestosas alturas da reunião da força física com a força de alma. Nossa nova e maravilhosa combatividade mostrou à comunidade negra que não devemos ter uma desconfiança para com todas as pessoas brancas, para muitos de nossos irmãos brancos, como comprovamos pela presença deles aqui hoje, vieram entender que o destino deles é amarrado ao nosso destino. Eles vieram perceber que a liberdade deles é ligada indissoluvelmente a nossa liberdade. Nós não podemos caminhar só”… (Discurso de Martin Luther King, a 28 de Agosto de 1963, “Eu tenho um sonho”).

No dia 28 de Agosto de 2013, o Presidente Barack Hussein Obama precisamente no mesmo local em que Martin Luther King pronunciou o seu célebre discurso há 50 anos, dirigiu-se à grande nação norte americana e ao mundo, lembrando as mensagens de então e com isso pretendendo assumir a trilha da paz, da fraternidade, da dignidade e da liberdade…

… Dois dias depois, apenas dois dias depois dessas comemorações (ainda ecoa a propaganda dos media de serviço), contra a opinião pública norte-americana os tambores de guerra voltam a ressoar em Washington, desta vez na direcção da Síria e com os horizontes postos no Irão, numa escalada em que a administração de turno nos Estados Unidos demonstra pretender lançar mais gasolina sobre o enorme braseiro do Oriente Médio!

A trilha da paz, da fraternidade, da dignidade e da liberdade se continua a não ser para todos nos Estados Unidos, muito menos o é para aqueles que sofrem na carne os ímpetos guerreiros do império e isso acontece quando as alianças com os grupos da Al Qaeda são cada vez mais evidentes na Síria como na Líbia, quando para além das declarações oficiais não são mostradas provas sobre a disseminação de químicos sobre as populações inocentes por parte do governo sírio, quando as mentiras em relação aos Balcãs, como em relação ao Iraque, como em relação à Líbia são pertinentemente lembradas, quando a ausência de escrúpulos se tornou tão evidente conforme as divulgações corajosas de Manning, de Assange, de Snowden…

Para pôr fim à guerra química contra as comunidades indefesas de Damasco, imputada sem melhores provas ao governo sírio precisamente no momento em que os rebeldes vão perdendo terreno, não se hesita em lançar mão de mísseis que, tal como nos Balcãs, no Iraque e na Líbia, tanta população civil têm dizimado!

As atrocidades de então ainda não foram dissipadas: as munições de urânio empobrecido continuam a deformar gerações e gerações de crianças nascidas na Sérvia como no Iraque e agora esses crimes estão prestes a ter sequência em mais um país-alvo!

Ao invés de procurar estancar a guerra, uma guerra que já provocou desgastes sem fim, mais de 100.000 mortos e largos milhões de refugiados, promovendo o diálogo, a transparência e a verdade, na trilha de paz, da fraternidade, da dignidade e da liberdade proclamada por Martin Luther King, Barack Hussein Obama, imitando os criminosos Bush e Blair, está prestes a accionar o botão que dará início a mais outra guerra na sequência das muitas que os Estados Unidos foram disseminando desde a IIª Guerra Mundial, aliando-se a radicais que se na década de 80 eram os “freedom figjters” de Ronald Reagan recrutados pela CIA, se viriam a tornar nos mais severos radicais, ao ponto de atacar os próprios Estados Unidos a 11 de Setembro de 2001!

Se Martin Luther King teve sobejas razões para há 50 anos ter um sonho, a 28 de Agosto de 2013, Barack Hussein Obama assume-se apenas e ingloriamente como mais um pesadelo!

Foto: Utilizando o mesmo cenário que Martin Luther King, perante a legitimidade dos sonhos de então, Barack Hussein Obama está prestes a assumir-se como mais um terrível pesadelo!

A consultar:
. Eu tenho um sonho –
http://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/discursodemartinlutherking.pdf; http://www.dhnet.org.br/desejos/sonhos/dream.htm
. Obama on Martin Luther King anniversary –
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/barackobama/10272514/Obama-on-Martin-Luther-King-anniversary-the-full-speech.html
. A verdade proibida: Os EUA estão a canalizar armas química para a Al Qaeda na Síria –
http://resistir.info/chossudovsky/verdade_proibida.html
. CIA Gun running Qatar Libya Syria – http://www.globalresearch.ca/cia-gun-running-qatar-libya-syria/5345464
. Les Occidentaux sont-ils prêts à bombarder la Syrie ? –
http://www.voltairenet.org/article179927.html
. Al-Nusra Front –
http://en.wikipedia.org/wiki/Al-Nusra_Front
. El romance de Catar com Síria – http://www.rebelion.org/noticia.php?id=170508
. Protestos contra intervenção military Americana multiplicam – http://pt.euronews.com/2013/08/30/siria-protestos-contra-intervencao-militar-americana-multiplicam-se/
. La hora síria de Obama –
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=173127

No comments:

Post a Comment