Thursday, August 29, 2013

Portugal: EXCEL, UM INSTRUMENTO DE TERROR

 


Eduardo Oliveira Silva - Jornal i, opinião
 
Reinhart continha um erro que levava a concluir que um elevado nível de dívida condenava as economias a um crescimento lento.
 
Veio a verificar-se que faltavam elementos no documento sobre uns quantos países e que portanto as extrapolações dos dois magníficos professores poderiam estar certas mas partiam de premissas erradas, o que até seria uma coisa de picuinhas académicos, não se desse o caso e a triste circunstância de ser com base nesses elementos que foi construída toda uma teoria pós-crise que determinou as políticas de austeridade que deixaram a Europa cadavérica.
 
Numa dimensão mais limitada mas manifestamente mais próxima do bolso dos portugueses, eis que a transposição para uma folha de Excel nacional pode ter voltado a ter consequências nefastas no nosso quotidiano.
 
Já é azar a mais. Num primeiro tempo levámos com o erro global. Agora temos o nosso erro pequenino, até pindérico, mas igualmente fatal para os paupérrimos bolsos da generalidade dos lusitanos.
 
Quantos mais erros se cometem assim? Quantos mais mapas errados são transmitidos (mesmo que de boa-fé)? Quem confere o quê quando se mandam elementos? Já aqui há tempos se chamou a atenção para essa circunstância neste espaço, recordando que, por exemplo, também não se percebe como não existem actas de reuniões importantíssimas para o Estado em que se explique como se chega a determinadas decisões e que posições foram assumidas pelos participantes em concreto. Afinal quem pode ser responsabilizado no futuro?
 
Para já ninguém. Talvez até nunca se saiba, porque no mundo de hoje há poucas coisas tão perigosas como uma simples folha de Excel cheia de números. Sobretudo quando não se sabe quem os pôs lá e onde os foram buscar.
 
Leia mais em Jornal i
 
Leia mais em Página Global
 

No comments:

Post a Comment