Saturday, August 31, 2013

SECA PROVOCA SITUAÇÃO “EXTREMAMENTE GRAVE” EM ANGOLA

 


O governador da província do Bengo, norte de Angola, lançou na quarta-feira um alerta para a situação de seca "extremamente grave" que afecta todo o município e parte do Dande, noticiou hoje a agência Angop.
 
João Bernardo de Miranda, citado pela agência oficial angolana, referiu que já solicitou ajuda ao Ministério da Assistência e Reinserção Social, no sentido de socorrer a população local que se encontra numa "situação gritante".
 
"Já fizemos os pedidos, talvez no decurso desta semana a população poderá ser socorrida pelo Ministério da Assistência e Reinserção Social com bens alimentares", assinalou o governador do Bengo.
 
Adiantou igualmente que as autoridades locais estão a fornecer água potável à população de certos aglomerados.
 
Segundo o governador provincial do Bengo, esta situação de estiagem requer uma reflexão profunda do governo local, sobretudo no que concerne à segurança alimentar e abastecimento de água às populações.
 
Em julho, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou um apelo, através da rádio ONU, para angariar 22 de milhões de dólares para ajudar as populações afetadas pela seca em Angola e na Namíbia e evitar o surgimento de uma crise alimentar e de saúde provocada pela estiagem nos dois países.
 
Segundo a UNICEF, apesar de a situação de emergência estar ainda numa fase inicial é presumível que venha a agravar-se, sendo por isso necessária "ajuda urgente" para apoiar as populações afetadas, particularmente mulheres e crianças.
 
Aquela agência das Nações Unidas adianta que Angola atravessa uma estação seca prolongada e milhões de crianças serão potencialmente afetadas pela seca, com os níveis de água que estão a baixar rapidamente, deixando cerca de 40 a 50 por cento dos pontos de água secos.
 
Para Angola, a UNICEF pretende angariar 14,3 milhões de euros.
 
Lusa
 

No comments:

Post a Comment