Tuesday, February 15, 2011

CALENDÁRIO LUNAR DE PESCA 2011



Quem é pescador dos bons sabe que não tem como programar uma pescaria sem antes consultar a lua. Algumas pessoas até acham que é crendice, coisa de antigamente e que a lua em nada influencia os rios e muito menos os peixes. Mas quem é pescador mais antigo sabe que esta história vem passando de geração em geração e uma boa pescaria é marcada de acordo com a lua.

A explicação de alguns é que as marés são influenciadas pela lua e assim se explica de algumas épocas serem melhores que outras para se pescar. Principalmente se a pescaria for a noite ou ainda de madrugada, seja pesca com vara ou rede.

Quem entende diz que é na lua nova o pior período para se programar uma pescaria. Teoria ou realidade, o fato é que nesta época, a falta de claridade, proporcionada pela lua, deixa o rio bem mais escuro e os peixes ficam escondidos no fundo.

Apenas quando a lua fica crescente é que melhora um pouco. Já se nota uma maior luminosidade, mas não é suficiente para trazerem os peixes mais para perto e poucos são os que se arriscam a sair a noite de suas tocais, no fundo dos rios.

A lua minguante é adotada por muitos pescadores como um bom período, pois é durante a minguante que os peixes vão para as partes mais rasas das águas. Ainda, segundo os mais antigos, eles notam a luz da lua, que já se faz presente, mas não em abundância. E os peixes vão para as partes rasas, onde a pouca luminosidade da lua atinge melhor abaixo da água.

Mas sem dúvida alguma, é no período de lua cheia, que a as pescarias devem ser programadas. Porque é quando há mais luz e os peixes ficam afoitos e a pescaria com certeza é farta. De acordo com as informações dos pescadores, conduzidos pela lua, até o metabolismo dos peixes sofre uma alteração no período de lua cheia e é quando eles sentem mais fome e as iscas são muito mais procuradas por eles.

Mas a interferência da lua nas pescarias não é apenas pela luminosidade. A lua tem influência direta nas marés. O posicionamento da lua em relação à Terra interfere muito nas águas do mar e do rio.

E se você também marca sua pescaria, de acordo com a lua, veja o calendário abaixo para conferir o dia ideal para suas pescas em 2011:
Clique para Ampliar.
Mas lembre-se que vários outros fatores influenciam uma pescaria, desde a técnica de pescar de cada um, material e isca utilizados até o próprio local, que pode fornecer boa quantidade de peixes ou do contrário, ser um local poluído, ou com baixo volume de peixe, não sendo propício a uma boa pescaria.

Agora, você tem todos os motivos para voltar contando muitos causos de pescador e o principal, trazendo muito peixe!



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CALENDÁRIO LUNAR DE PESCA 2011
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment