Monday, July 29, 2013

Úlcera Varicosa- Sintomas e Tratamentos


Confira a seguir informações sobre a úlcera varicosa, sintomas e tratamentos. A úlcera varicosa é uma lesão nos vasos sanguíneos dos membros inferiores, ocasionando feridas nas pernas. Ela pode aparecer em pessoas de várias idades, sua causa se deve à insuficiência venosa crônica provocada pelo mau funcionamento do sistema venoso superficial podendo estar associado ao mau funcionamento do sistema venoso.
 Úlcera Varicosa- Sintomas e Tratamentos
 Dessa forma o sangue tem dificuldade em retornar para o coração quando passa pelos membros inferiores, então há um acúmulo de sangue nas pernas, gerando um processo inflamatório que forma a úlcera. Na maioria dos casos o processo é lento, no entanto pode ser rápido. 

 Entre as principais causas estão ferimentos infectados, doenças infecciosas, defeitos de glóbulos sanguíneos, como no caso da anemia falciforme, doenças autoimunes como a esclerodermia, hipertensão arterial, má irrigação sanguínea da perna, úlceras dos diabéticos, tumores de pele e úlceras venosas. 
Úlcera Varicosa- Sintomas e Tratamentos
 Os sintomas geralmente são dor, cansaço, sensação de peso nas pernas, edema e coceira nas áreas onde há a inflamação. O problema não é a dor que normalmente é menor que outros tipos de úlcera, e sim as próprias feridas que podem ser porta de entrada para infecções e assim o caso pode piorar ainda mais. 
Publicidade:
Além disso, isso pode afetar a auto-estima das pessoas, pois essas feridas não são nada bonitas, especialmente as mulheres se sentem assim, também podendo afetar no rendimento do trabalho, causando o afastamento e assim o sentimento de inutilidade. A úlcera varicosa pode ser diagnosticada através de exame clínico detalhado, Mas é importante o diagnóstico, pois sabendo a causa da doença é que ela pode ser eliminada. 
Úlcera Varicosa- Sintomas e Tratamentos
 O tratamento é parecido com o usado em casos de varizes, sendo que o paciente deve ficar com as pernas levantadas e cuidar para não forçar a perna, ficando em repouso absoluto, deve manter a ferida limpa para não haver infecção, a limpeza deve ser feita com soro fisiológico ou água potável, sendo que os produtos antissépticos podem dificultar a cicatrização. 

Na hora de tomar banho prefira o uso de sabonete neutro e o ferimento deve ser limpo constantemente para manter-se hidratado, caso contrário pode haver formação de tecidos desvitalizados. Além disso, deve usar antibióticos em caso de infecção e elastro-compressão com ataduras para evitar o edema, que acaba impedindo a cicatrização. 
Leia mais em:
 Caso as úlceras sejam extensas e não haja infecção, o ideal é fazer uma enxertia cutânea, a qual abrevia o tempo de cicatrização e também permite maior resistência para que a úlcera não apareça novamente. Em casos mais graves o médico normalmente indica uma cirurgia, mas esta só deve ser realizada após a cicatrização da úlcera. É importante que a pessoa ao sinal dos sintomas recorra a um médico imediatamente, dessa forma o tratamento pode ser feito o mais rápido possível e a possibilidade de progredir para algo mais grave é menor.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Úlcera Varicosa- Sintomas e Tratamentos
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment