Tuesday, March 20, 2012

DANOS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO SONORA


Quem vive nas grandes cidades sabe que além da poluição do ar, violência, alto índice de criminalidade, desemprego, dentre tantos outros problemas também há a poluição sonora. Esta é causada pela alteração da condição normal de audição que se dá através de um tom muito alto, acima do tolerável pelos organismos vivos no meio ambiente.

Ao contrário de outros tipos de poluição, a sonora não se acumula no ambiente, mas mesmo assim ela causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida do ser humano. Os sons, independente de qualquer que seja a natureza podem se tornar insuportáveis quando emitidos em grande volume.

O problema é que a poluição sonora, mesmo estando em níveis elevados, produz efeitos imediatos moderados, ou seja, são pequenos efeitos que não causam grande desconforto, mas os efeitos mais graves vão sendo adquiridos com o passar do tempo, como a surdez, que muitas vezes vem acompanhada de desequilíbrios psíquicos e doenças físicas de generativas.
Os piores são os ruídos, causados pelo som excessivo de indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, entre outros, os quais, ouvimos continuamente, assim mesmo causando desconforto ou prejudicando a percepção de sinais, eles passam despercebidos através da tolerância e aparente adaptação, dessa forma, aos poucos vão surgindo problemas como estresse, distúrbios físicos, mentais e psicológicos, insônia e problemas auditivos.

Publicidade:


Se o ruído é excessivo, o nosso organismo para combater o inimigo invisível ativa o sistema nervoso, assim o cérebro acelera-se e os músculos consomem-se sem motivo. E além dos sintomas já citados também há os secundários como aumento de pressão arterial, paralisação do estômago e intestino, má irrigação da pele e até mesmo impotência sexual. Por isso que muitas pessoas que vivem nas cidades não identificam que o ruído seja um dos principais agentes agressores, assim elas ficam desorientadas por não saber a origem de tais problemas.
Esse problema não é avaliado pela falta de conhecimento em trabalhos científicos, falta de provas suficientes e por não podermos ver com nossos próprios olhos como se dá a poluição sonora.

Para não causar prejuízo ao ser humano um som deve ser mantido até 50 db, se passar desse valor os efeitos começam a aparecer. Para evitar os efeitos da poluição sonora é importante tomar alguns cuidados como: 

- Evitar locais barulhentos, escutar música com volume entre baixo e médio, usar protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído, escutar mp3 player em volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, quando estiver em shows nunca ficar próximo das caixas de som e fechar as janelas do veículo em locais que o trânsito for barulhento. 

Dessa forma evitaremos problemas futuros.

Leia Também:


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DANOS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO SONORA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment