Wednesday, January 23, 2013

COMO AS ABELHAS PRODUZEM O MEL

Vamos descobrir como as abelhas produzem o mel, mas antes vamos entender um pouco de abelhas.
As abelhas são pequenos insetos aladas que se alimentam geralmente do néctar das flores, também são muito importantes na polinização das plantas, já que uma parte do pólen das flores fica grudada em suas pernas e assim voando de flor em flor elas vão deixando o pólen que possui gametas masculinos em uma flor com receptor feminino, promovendo de maneira indireta a fecundação.
COMO AS ABELHAS PRODUZEM O MEL
 As abelhas são insetos produtores, produzindo com muita eficácea mel, cera e própolis que não só são utilizados por elas, como também por outros animais e seres humanos.

 Uma só abelha é capaz de visitar 10 flores por minuto em busca de pólen e néctar, fazendo em média 40 vôos diários. Para recolher o néctar as abelhas utilizam a língua e guardam-no numa bolsa que se encontra em sua garganta. Essas abelhas são conhecidas como campeiras, e elas podem visitar milhares de flores até preencher a bolsa de néctar.

Depois de cheia, elas retornam à colméia e transferem o néctar coletado para outro grupo de abelhas, conhecidas como engenheiras, elas são responsáveis pela produção de mel. As abelhas engenheiras tomam o néctar das campeiras estendendo a tromba, uma parte alongada de sua boca, e suga rapidamente, posteriormente ela manipula o néctar dentro da boca, vai para uma parte da colméia onde estocam o produto.
Publicidade:
 Quando estocam, as abelhas fazem movimentos repetitivos, ficando com a cabeça erguida e esticando e retraindo a tromba, esse movimento faz com que a gota de néctar se exponha ao ar e assim provoca a evaporação da água contida nela, tornando um produto mais concentrado.

Durante esse processo, também são introduzidas enzimas que provém da saliva das abelhas como invertase (responsável por converter o açúcar do néctar em glicose e frutose) e a glicose oxidase (responsável por converter glicose em ácido glicônico, tornando o produto ácido, assim evitando sua fermentação). 

Depois o produto é depositado no favo e lacrado com cera pelas abelhas, e após 48 horas o mel estará pronto. As abelhas produzem o mel para suprir a colméia, já que elas se alimentam vigorosamente do mel que produzem. Mas também se alimentam do pólen que ficam presos nas pernas das abelhas campeiras, é como se fosse uma variação de seu cardápio. 
COMO AS ABELHAS PRODUZEM O MEL
 O mel é um alimento viscoso e açucarado, muito usado na culinária humana e também na produção de medicamentos, geralmente contra irritação na garganta como xaropes. Não são somente as abelhas que produzem o mel os marimbondos também, sendo assim existem dezenas de variedades de mel, que se diferenciam segundo a espécie de flor de onde se retira o néctar, o lugar onde elas estão plantadas ou ainda as técnicas de preparação. E assim o mel varia em cor, aroma e sabor.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO AS ABELHAS PRODUZEM O MEL
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment