Thursday, January 24, 2013

COMO AS LESMAS E MINHOCAS SE REPRODUZEM

Para entendermos como as lesmas e minhocas se reproduzem, vamos explicar um pouco sobre o que são esses animais. As lesmas são pequenos animais classificados dentro do grupo dos moluscos gastrópodes, mas elas se diferenciam dos outros animais do grupo por não apresentarem uma concha externa proeminente, como os caracóis possuem.
COMO AS LESMAS E MINHOCAS SE REPRODUZEM
 O corpo delas é composto por manto, pé e cabeça que apresenta um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais, os quais têm a capacidade de dobrar e esticar.

 Esses animais são hermafroditas incompletos, mesmo possuindo os dois sexos eles não conseguem se reproduzir sozinhos, necessita de um parceiro para realizar a cópula e a fecundação. Dessa forma eles forma casais e copulam anualmente quatro vezes, a cópula se da pelo contato que pode durar até 10 horas. 

Ambos são fecundados, a gestação dura aproximadamente 16 dias, assim cada um procura um lugar úmido para postar os ovos, mas antes eles cavam a superfície com a cabeça, cerca de 100 a 300 ovos são depositados.
Publicidade:
 As lesmas também são muito sensíveis à desidratação e algumas à luz também, por essa razão quando elas invadem culturas, hortas, pomares ou jardins, podendo se tornar uma praga, já que se alimentam de uma grande variedade de plantas, devorando tanto as raízes quando as outras partes da planta, assim destruindo plantações, as pessoas costumam jogar sal em cima delas, assim elas desidratam rapidamente e morrem. 

 As minhocas além de se assemelharem fisicamente à lesma, também apresentam a característica reprodutiva semelhante à desse animal, porém são muito diferentes. Pois as minhocas são animais que pertencem ao grupo dos anelídeos, elas podem ser encontradas em todo o mundo habitando em solos úmidos. Elas podem variar muito de tamanho, podemos encontrar minhocas de apenas alguns centímetros e outras com até dois metros de comprimento, como a minhocoçu. 



O corpo da minhoca é alongado e formado por anéis, possuindo boca e ânus em extremidades opostas, e um anel mais claro, conhecido como clitelo que se localiza próximo da região anterior. Esses animais vivem enterrados na terra, escavando galerias e canais, elas se alimentam de restos de vegetais, que são ingeridos juntos com grandes quantidades de terra. Assim como as lesmas, as minhocas são hermafroditas incompletas, pois possuem testículos e ovários, mas não são capazes de se reproduzir sozinhas, dessa forma elas também dependem da união com outro para a troca de espermas. 
COMO AS LESMAS E MINHOCAS SE REPRODUZEM
Elas geralmente procuram um parceiro para acasalar quando o ambiente e a temperatura são favoráveis, o que acontece geralmente à noite, quando o tempo está quente e úmido. Durante a cópula os animais se unem pelo clitelo, que produz muito muco para facilitar a fecundação cruzada. Ambas as minhocas são fecundadas e por ano, cada minhoca chega a produzir de 100 a 140 descendentes.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO AS LESMAS E MINHOCAS SE REPRODUZEM
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment