Thursday, January 24, 2013

COMO AS NUVENS SE FORMAM

Como as nuvens se formam é uma dúvida comum de muitas pessoas, especialmente as crianças que não tem medo de fazer perguntas que parecem ser simples, mas que na verdade pedem por uma resposta bem detalhada, para que o processo seja totalmente compreendido.
COMO AS NUVENS SE FORMAM
 Primeiramente é preciso saber o que é a nuvem em si, então se você quer saber fique atento à explicação que iremos dar.

 A nuvem é um conjunto de pequenas partículas de gelo ou água, ou ambas, em seu estado líquido, encontradas em suspensão na atmosfera, após terem passado pelo processo de condensação, que é quando o vapor se resfria, transformando-se em líquido, através de fenômenos atmosféricos.

Mas a nuvem também pode conter além de água ou gelo, outras partículas que geralmente vem de vapores industriais, fumaças ou poeiras. As nuvens geralmente são formadas quando as gotículas de água, originadas da água na superfície do planeta, se resfriam ou cristais de gelo que se formam em torno da poeira suspensa na atmosfera.
Publicidade:
A formação começa quando ocorre a condensação do vapor de água, a condensação se inicia quando as moléculas de vapor de água são adicionas ao ar que já está saturado ou quando sua temperatura diminui, assim esse ar úmido se eleva na atmosfera e dá origem à formação das nuvens. 

 Essa elevação pode acontecer por diversos fatores como convecção (movimento de moléculas e fluidos), convergência de ar, elevação topográfica ou por levantamento frontal. Depois de formadas as nuvens são levadas pelo vento, que as conduzem tanto para cima quanto para baixo, quando a nuvem é forçada a se elevar acontece o resfriamento e as gotículas de água podem ficar totalmente ou em parte congeladas. 

Já quando a nuvem é forçada a ir para baixo, ela pode se dissipar através da evaporação das gotículas de água. Dessa forma elas se diferenciam umas das outras, podendo se apresentar em diversas formas, que variam quanto ao aspecto, composição e altura em que se encontram. 
Quanto ao aspecto é possível classificar as nuvens em: estratiformes (nuvens de desenvolvimento horizontal que cobrem grande área), cumuliformes (nuvens de desenvolvimento vertical, em grande extensão, que surgem isoladas) e cirriformes (nuvens de desenvolvimento horizontal, que são fibrosas de aspecto frágil, se encontrando em altas atmosferas). 
COMO AS NUVENS SE FORMAM
 Quanto à composição as nuvens se classificam em: sólidas (nuvens que contém gelo até mesmo de um tamanho elevado, podendo pesar até 1 tonelada), líquidas (nuvens formadas por gotículas de água) e mistas (nuvens formadas por gotículas de água e cristais de gelo). Quanto à altura as nuvens se classificam em: altas (acima de 6 km de altura, geralmente se encontram as nuvens sólidas), médias (entre 2 a 4 km de altura nos pólos, 2 a 7 km em latitudes médias e 2 a 8 km no equador, geralmente são encontradas nuvens líquidas ou mistas) e baixas (até 2 km de altura, geralmente se encontram nuvens líquidas).


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO AS NUVENS SE FORMAM
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment