Friday, January 25, 2013

COMO OS GOLFINHOS SE ALIMENTAM E SE REPRODUZEM

Como os Golfinhos se Alimentam e se Reproduzem é uma curiosidade que desde pequeno muitas pessoas carregam consigo por medo ou vergonha de perguntar. Antes de explicarmos como é feita a reprodução dos golfinhos e como os golfinhos se alimentam, vamos entender um pouco mais sobre a vida desse animal querido e por natureza dócil. 
COMO OS GOLFINHOS SE ALIMENTAM E SE REPRODUZEM
 Os golfinhos são animais que pertencem ao grupo dos mamíferos cetáceos. Esses animais habitam em ambientes aquáticos, podendo ser de água doce ou salgada de acordo com a espécie. Apesar deles se parecerem fisicamente com os peixes, eles são mamíferos, assim respiram através de pulmão como os mamíferos terrestres, por isso constantemente eles precisam subir à superfície para respirar.

 Os golfinhos são ótimos nadadores, podendo nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades, e também são capazes de saltar cinco metros acima da água. Eles podem viver de 25 a 30 anos, e como são animais sociáveis, vivem em grupos e podem conviver pacificamente com outros animais e seres humanos.

 Uma das características que mais chamam a atenção nos golfinhos além de sua mansidão, é a sua inteligência, a qual é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. A partir dessa inteligência, quando se encontram em cativeiro é possível treinar esses animais para executarem uma grande quantidade de tarefas, algumas muito complexas.
Publicidade:
Além disso, eles são extremamente brincalhões, pois têm uma imensa variedade de comportamentos que estão ligados diretamente às suas atividades biológicas básicas como alimentação e reprodução. Os golfinhos são se alimentam de peixes, lulas, outros moluscos e camarões. 

Muitos costumam caçar em grupo e assim procuram grandes cardumes de peixe, os golfinhos como são muito inteligentes adquirem informações pelas excreções químicas dos peixes e acompanham o ciclo anual de movimentos de cada cardume, assim sabem onde interceptá-los. Esses animais também possuem um incrível sentido de ecolocalização, que utilizam para caçar e também para nadar por entre obstáculos. 



 A reprodução dos golfinhos é de forma sexuada dióica, sendo que há indivíduos com sexo separados (macho e fêmea), e a fecundação sabe-se que é interna, mas os detalhes do acasalamento, ainda é um enigma para muitos pesquisadores, pois têm permanecido escondidos dos olhos humanos. Mas sabe-se que a gestação da fêmea dura cerca de 12 meses e ao nascer, o filhote já é bem grandinho, e como se trata de um mamífero mama na mãe até mais ou menos 1 ano de idade, e ela também precisa leva-lo à superfície para respirar até que ele passe a usar a narina que possui no alto da cabeça. 
COMO OS GOLFINHOS SE ALIMENTAM E SE REPRODUZEM
 O pai por outro lado não participa da vida e tratamento do filhote, mas há algumas espécies em que as mães podem contar com a ajuda de outras fêmeas que cuidam do filhote quando ela está caçando. Pelo golfinho ser um animal dócil e pacato o homem se aproveita e os capturam tanto para serem usados por pescadores que costumam procurar golfinhos para ajudá-los a encontrar cardumes de atuns, ou para servirem de atração em shows de parques aquáticos, mas em ambas os golfinhos sofrem perigo de vida e podem ficar presos na rede ou estressados com o novo ambiente e morrer.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO OS GOLFINHOS SE ALIMENTAM E SE REPRODUZEM
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment