Sunday, January 27, 2013

GOLPE MILITAR DE 1964 NO BRASIL- RESUMO


O Golpe Militar de 1964 foi um pedaço da história do Brasil que para muitos deve ser esquecida, mas é importante lembrarmos e conhecermos o que aconteceu em nosso país para que as próximas gerações tomem o cuidado de não deixar o fato novamente acontecer. 
GOLPE MILITAR DE 1964 NO BRASIL- RESUMO
 O Golpe Militar de 1964 no Brasil é uma triste página da história de nosso país. Muitos até preferem esquecer o que ocorreu mas é muito importante não só lembrarmos do fato como também passá-lo à nova geração para que este terrível erro não volte a ocorrer no país. 

E para quem não sabe ao certo como foi o Golpe de 64, confira abaixo alguns dos principais fatos que marcaram a época! No Brasil dos anos sessenta os jovens estavam com muito espaço e participando de manifestações sociais, estudantis e populares o que estava incomodando muito as classes mais conservadoras da época, como os militares que não gostavam de assistir à juventude ganhando cada vez mais espaço. 

No governo de João Goulart este espaço estava cada vez maior, porque o governo havia tentado fazer uma reforma econômica que não tinha dado certo, o que culminou em altos índices de inflação, fazendo com que toda a população, principalmente os mais jovens fossem para as ruas reclamar das condições sociais brasileiras, incluindo a desigualdade social, analfabetismo e exclusão de muitos da sociedade. 
Publicidade:
Depois de uma rebelião de sargentos ocorrida no mês de março na cidade de Brasília e depois também do anúncio da nacionalização de refinarias anunciadas por Jango, como era conhecido o então presidente João Goulart, o Alto Comando das Forças Armadas deu um golpe no dia 30 de março de 1964 que afastou o presidente do cargo, colocando em seu lugar o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco que ficou no mandato até o fim do governo que seria de Jango. 

Quem viveu esta época sabe como o país ficou apreensivo, principalmente porque naquela época os meios de comunicação não eram evoluído como hoje que temos celular, internet, entre outros. 

 Este golpe, que colocou no poder o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco deu fim à República Populista e a partir de então deu início ao regime militar que se estendeu até o ano de 1985, no qual a repressão da imprensa e de qualquer forma de manifestação popular fez com que várias pessoas fossem mortas ou exiladas do país. Somente no ano de 1985 quando o presidente Tancredo Neves foi eleito foi que o regime militar saiu do poder e deu lugar novamente à democracia. 
GOLPE MILITAR DE 1964 NO BRASIL- RESUMO
Desde então o Brasil vem tentando reconquistar sua democracia plena, abolindo qualquer tipo de repreensão e com vários setores lutando para que a democracia seja realmente respeitada e cumprida em todo o território nacional!


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
GOLPE MILITAR DE 1964 NO BRASIL- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment