Friday, January 25, 2013

COMO OS PEIXES RESPIRAM E SE REPRODUZEM

Como os peixes respiram e se reproduzem são dúvidas frequentes de crianças e adultos. Como os peixes respiram dentro d'água principalmente. Os peixes são animais aquáticos, que pertencem ao grupo dos vertebrados, eles possuem o corpo com formato fusiforme e membros transformados em nadadeiras, que ajudam na locomoção desses animais dentro da água e são sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos.
COMO OS PEIXES RESPIRAM E SE REPRODUZEM
  Assim como os animais terrestres os peixes necessitam do oxigênio para respirar, mas ao contrário desses, eles precisam absorver o oxigênio que se encontra na água. Dessa forma eles precisam ficar continuamente engolindo a água de rios, lagos ou do mar, que segue para as brânquias, o órgão respiratório da maioria das espécies de peixes.

Quando a água chega às brânquias, ela passa por pequenos cílios presentes no órgão, responsáveis por filtrar as impurezas como restos de alimento, areia ou detritos. Depois a água filtrada atravessa as brânquias, onde tem estruturas minúsculas formadas por filamentos e lâminas finas e maleáveis.

Nesse local é onde ocorre a troca gasosa, para facilitar a troca há os vasos capilares, por onde o sangue circula no sentido inverso ao da água, dessa forma como a água concentra mais oxigênio e o sangue mais gás carbônico, essas concentrações se equilibram, assim ocorrendo a difusão.
Publicidade:
Então o oxigênio entra na corrente sanguínea, assim o sangue leva o oxigênio para todo o organismo do peixe, enquanto que o gás carbônico segue o sentido contrário deixando o corpo do animal através das fendas branquiais, que são aberturas laterais localizadas próximas à cabela do peixe. 

 A maioria dos peixes se reproduz através da fecundação externa, há a presença de indivíduos dióicos, ou seja, que possuem os sexos separados (machos e fêmeas). As que vivem em cardumes fêmeas liberam os óvulos na própria água onde os cardumes vivem, ao mesmo tempo que os machos liberam o esperma na água, assim ocorrendo a fecundação. 



Em algumas espécies os ovos ficam flutuando livremente na água, se tornando alvos fáceis para servir de alimento a outros organismos, por essa razão a fêmea libera um grande número de óvulos, assim é maior a possibilidade de alguns nascerem. Já em outras espécies os ovos se afundam e se desenvolvem no fundo, assim como não são tão vulneráveis a predadores o número de óvulos que a fêmea libera não precisa ser tão grande. 
COMO OS PEIXES RESPIRAM E SE REPRODUZEM
 Há também casos de peixes que são de água salgada migram para a água doce ou vice versa, quando chega a época da reprodução e também existem peixes hermafroditas e casos de peixes que mudam de sexo. Quanto ao cuidado parental isso varia de espécie para espécie, há algumas que deixam os ovos se desenvolverem sozinhos, e outras como os cavalos marinhos em que o macho recolhe os ovos fecundados e incuba-os em uma bolsa que possui no ventre e outras espécies como a tilápia que guardam os filhotes na boca tanto machos como fêmeas para protegerem-nos dos predadores.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO OS PEIXES RESPIRAM E SE REPRODUZEM
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment