Friday, January 25, 2013

HISTÓRIA DO ILUMINISMO- RESUMO

Um pequeno resumo da história do Iluminismo serve para entendermos o que passava-se anos e anos atrás. Todos sabem que na Idade Média, a Europa era dominada pela Igreja, a qual influenciava as decisões de reis, governantes e até no modo das pessoas agirem. Por séculos o povo era obrigado a se abster do conhecimento e aceitar e acreditar em tudo o que a Igreja falava e pregava, por essa razão essa época é também conhecida como a Idade das Trevas.
HISTÓRIA DO ILUMINISMO- RESUMO
  Em contrapartida na França no século XVII surgiu um novo movimento que defendia o domínio da razão, substituindo as crenças religiosas e o misticismo, esse era o Iluminismo.

Segundo os filósofos iluministas a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média, bloqueavam a evolução do homem, e essa nova forma de pensamento que é o Iluminismo teria vindo para iluminar as trevas em que a sociedade se encontrava.

Segundo esse pensamento, o homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que até essa época eram justificadas somente pela fé. Essa forma de pensar transformou a mentalidade humana, dessa forma contribuindo para a evolução da ciência. 
Publicidade:
O Iluminismo também estava ligado aos interesses dos burgueses, pois ao ver que a Inglaterra havia se tornado o país mais rico da Europa, e estavam abatendo o Antigo Regime, de modo que o rei é deposto, tem-se o fim do absolutismo, acabando a sociedade estamental e o mercantilismo, dessa forma a Inglaterra iria dominar toda a Europa acumulando as riquezas somente para eles, e isso seria péssimo para eles, pois como a França se encontra muito próxima à Inglaterra, seria influenciada por ela. 

 Os iluministas buscavam esclarecer todas as questões relativas ao homem usando a razão, e acreditavam que todos eram iguais e tinham direito à liberdade de expressão e de praticar qualquer que fosse sua religião. Seus ideais era combater o absolutismo, pois eles acreditavam e defendiam que as leis deveriam ser elaboradas pela sociedade e não impostas por um rei, além disso, o combate ao mercantilismo que não permitia o desenvolvimento comercial, ao poder da Igreja, defendiam também a igualdade jurídica, o direito à propriedade privada e à liberdade de comércio. 

Com o fim do absolutismo, os burgueses tiveram liberdade comercial e assim conseguiram ampliar significativamente seus negócios, pois antes com o absolutismo os privilégios eram do clero e da nobreza. O Iluminismo teve filósofos que marcaram muito esse movimento como John Locke que acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo, Voltaire, que defendia a liberdade de pensamento e criticava a intolerância religiosa, Jean-Jacques Rousseau que defendia a idéia de um estado democrático, o qual garantia a liberdade para outros, entre muitos outros. 
HISTÓRIA DO ILUMINISMO- RESUMO
 A principal época para o Iluminismo foi o século XVIII conhecido como o Século das Luzes, o que acabou influenciando outros movimentos como a Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira, no Brasil.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
HISTÓRIA DO ILUMINISMO- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment