Thursday, January 24, 2013

COMO AS PLANTAS RESPIRAM E SE ALIMENTAM

Como as plantas respiram e se alimentam certamente já foi ou ainda é uma dúvida muito comum entre os seres humano. As plantas são seres vivos essenciais para a sobrevivência de todos os animais, pois além dela ser a base alimentar, já que os animais herbívoros se alimentam delas e posteriormente os carnívoros se alimentam deles.
COMO AS PLANTAS RESPIRAM E SE ALIMENTAM
 Elas também produzem uma substância importantíssima para a nossa sobrevivência, o oxigênio, o qual é responsável por promover a respiração celular de todos os seres vivos aeróbicos, entre eles animais, bactérias, fungos e nós seres humanos.

 A respiração das plantas ocorre de forma diferente dos outros seres vivos. Sendo que com exceção das plantas vasculares que possuem um verdadeiro “aparelho respiratório” formado por pequenos orifícios na epiderme (estomas) por onde entra o ar para os tecidos, onde se realiza o processo de respiração celular e a fotossíntese que estão intimamente relacionados, as outras plantas respiram pela difusão dos gases atmosféricos ou dissolvidos em água por difusão através da superfície de seus órgãos.

 As plantas que realizam a fotossíntese (processo no qual elas transformam energia em alimento) necessitam de dióxido de carbono para realizar esse processo, assim durante o dia, elas absorvem tanto esse gás como o oxigênio necessário para a respiração celular e à noite elas consomem oxigênio e expelem gás carbônico. 
Publicidade:
Para se alimentarem a maioria das plantas, como são seres autótrofos, que produzem seu próprio alimento, necessitam apenas de sais minerais dissolvidos em água, dióxido de carbono e luz solar, assim a partir disso, elas realizam a fotossíntese, esse processo só ocorre em vegetais clorofilados, 

Os vegetais clorofilados sintetizam o dióxido de carbono e a água através da energia solar, assim obtendo glicose, celulose e amido, dessa forma usando em seu metabolismo, formando ATP, substância necessária para a obtenção de energia dos seres vivos para realizar funções vitais como crescimento e reprodução, além de também oferecer oxigênio para a respiração. 



 Há fatores que podem afetar a fotossíntese como a quantidade de luz, que influencia a velocidade da fotossíntese, a concentração de dióxido de carbono, temperatura, a qual a ideal está entre os 30 e 38º, acima de 45º a velocidade da reação diminui, a quantidade de água e a morfologia da folha. Sem a fotossíntese nenhum ser vivo seria capaz de sobreviver, pois ela inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra, pois quando nos alimentamos das plantas, elas fornecem nergia necessária . 
COMO AS PLANTAS RESPIRAM E SE ALIMENTAM
E também em contrapartida sem os sais minerais contidos no solo, os quais são formados pela decomposição de seres vivos, contendo elementos químicos essenciais para as plantas como nitrogênio, fósforo, magnésio, cálcio, potássio e enxofre, as plantas também não sobreviveriam. Ao contrário das plantas autótrofas, as carnívoras capturam insetos e pequenos animais, através de enzimas digestivas para extrair compostos nitrogenados que ela utiliza como alimento. Tudo faz parte do ciclo da vida, as plantas necessitam dos outros seres vivos como animais, e eles necessitam delas também. Dessa forma é importante respeitarmos todos os seres vivos, pois cada um tem um papel importante na manutenção de vida na Terra.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO AS PLANTAS RESPIRAM E SE ALIMENTAM
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment