Sunday, January 27, 2013

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL- RESUMO


Como próprio nome diz a Revolução Industrial revolucionou o mundo todo, ela começou no final do século XVIII, na Inglaterra, causando um grande avanço na tecnologia da época. Com o surgimento das fábricas, trazendo novos maquinários, proporcionando a produção de produtos industrializados como alimentos, algodão, entre outros.  
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL- RESUMO
Essa época foi muito difícil para os investidores e proprietários de fábricas, os quais passavam por grandes dificuldades, mas eles acreditavam que estas permitiam grandes benefícios no quadro geral. 

Mas foi um longo período de provações, especialmente para os trabalhadores, que só começaram a receber os benefícios, 50 anos depois do início da Revolução Industrial, sendo que no começo não recebiam nem um salário justo. 

Assim os países ficaram com a economia mais forte e as novas invenções mudaram o mundo, tornando a vida mais prática, o trabalho também tornou-se muito mais eficiente com o auxílio das máquinas que nas sociedades pré-industrializadas.  E além dos trabalhadores terem aumento de salário, o que foi uma mudança e tanto, outro benefício foi que eles ganharam proteção contra condições desumanas nas fábricas. Já no Brasil a Revolução Industrial demorou para aparecer, foi surgir somente nos anos trinta do século XX. 

Mas essa demora não fez com que o Brasil se tornasse um dos menores produtores, muito pelo contrário, devido à matéria-prima com que são feitos os produtos em sua maioria poder ser adquirida em nosso próprio país, fez com que o Brasil, hoje se tornasse um dos principais locais industriais do planeta.  
Publicidade:
A principal contribuinte para a Revolução Industrial no Brasil, foi a economia cafeeira, a qual proporcionava a acumulação de capital necessário para o processo, criação de infra-estrutura, informação de mercado de consumo, mão de obra utilizada, a qual era composta especialmente de imigrantes europeus, como os italianos.  

O presidente da época Getúlio Vargas também contribuiu muito para a ascensão da industrialização, através de seu governo forte e centralizador, onde fez um novo pacto social e político, envolvendo a burocracia oficial, o empresariado e os sindicatos operários, apresentados como representantes dos interesses nacionais. Dessa forma ele auxiliou no crescimento industrial.  

A Revolução Industrial trouxe muitos benefícios, como a contribuição para o fim da escravidão, pois como mercado estava em época de desenvolvimento, precisavam de pessoas para comprar os produtos industrializados, e já que os escravos não eram assalariados não contribuíam com esse desenvolvimento. 

Outro benefício foi o crescimento urbano, a produtividade do trabalho, proporcionando com isso novos comportamentos sociais e novos modelos políticos, mudando assim, o modo das pessoas verem o mundo.  
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL- RESUMO
Mas a Revolução Industrial também trouxe prejuízos, os quais vemos até hoje, como o Aquecimento Global, que é intensificado devido à emissão de gases poluentes que as fábricas liberam no ar, a poluição de rios, mares, lagos, destruição de florestas, extinção de animais, entre outros. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment