Wednesday, January 23, 2013

REAJUSTE DO ALUGUEL 2013 IGPM

O reajuste do Aluguel 2013 IGPM ocorrerá para todos os cidadãos e cidadãs que hoje ainda não tem uma casa própria ou moram de aluguel por outros motivos. Atente-se ao cálculo do IGPM para 2013, pois é através dele que os reajustes do aluguel deverão ser feitos, por isto confira agora como fazer o cálculo do reajuste do aluguel pelo IGPM.
REAJUSTE DO ALUGUEL 2013 IGPM

 Pagar aluguel é um tarefa bem difícil para os brasileiros que, na sua maioria, não têm muitos direitos e ainda são colocados com valores que, em alguns casos, são maiores até do que um valor de prestação de financiamento.

Mas a questão é que uma parte muito grande da população brasileira ainda não tem como arcar com a prestação da casa própria, por uma série de motivos e por isto precisam continuar morando de aluguel. E no Brasil o aumento do preço do aluguel tem sido constante, deixando estes inquilinos preocupados, principalmente quando vence o contrato e é preciso renová-lo, sendo que é nesta ocasião que se verifica os índices e se faz a correção, o reajuste do valor do alugue e o IGP-M é o índice utilizado para se fazer este reajuste.

Se você mora de aluguel fique atento ao reajuste que será feito para 2013 com base no IGP-M. O IGP-M, ou Índice Geral de Preços do Mercado, é um das versões do IGP ou Índice Geral de Preços e é um dos valores utilizados para o cálculo de reajuste do aluguel.
Publicidade:
 O IGP-M é um valor formado por vários índices que influenciam na economia brasileira, como o IPC-M, IPA-M e outros que medem itens como bens de consumo e outros, medido pela FGV - Fundação Getúlio Vargas - sendo utilizado para o cálculo de reajustes de alugueis.

Daí a necessidade e proprietários de imóveis e inquilinos estarem a par do reajuste do IGP-M para o ano de 2013, para que possam fazer o devido reajuste do valor do aluguel. Para fazer o cálculo o proprietário ou inquilino deve considerar o mês de aniversário do contrato de aluguel para realizar o cálculo corretamente.

Tendo-se como referência o mês de aniversário de um contrato de aluguel, o cálculo deve ser feito utilizando-se os últimos doze meses do IGP-M, ou seja, verifica-se quanto teve de reajuste no valor do IGPM-M no ano anterior, por exemplo, se o mês de aniversário do aluguel é em julho de 2013, pega-se o valor do IGP-M de junho de 2012 até julho de 2013 e calcula-se o valor a ser aumentado no aluguel.

 Assim o reajuste será feito de acordo com o valor do IGP-M do último ano sendo contando os últimos doze meses, sendo que este cálculo deve ser feito considerando o mês de aniversário do contrato de aluguel.
REAJUSTE DO ALUGUEL 2013 IGPM
E para verificar o índice do IGP-M, podem ser acessados sites como o da própria Fundação Getúlio Vargas, que é responsável também pela divulgação, além de outros sites que divulgam dados econômicos do Brasil.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
REAJUSTE DO ALUGUEL 2013 IGPM
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment