Sunday, January 27, 2013

MITOLOGIA GREGA- RESUMO


A mitologia grega sempre surpreendeu e intrigou muitas pessoas, afinal os mitos que os gregos criavam são de uma criatividade tão grande que até hoje servem de inspiração para muitos escritores, diretores de cinema e artistas no mundo todo.
MITOLOGIA GREGA- RESUMO
 Esses mitos criados pelos gregos eram uma forma de passarem mensagens para as pessoas e também preservar a memória histórica de seu povo. As histórias surgiam da imaginação dos gregos, pois na época em que viviam cerca de 3 mil anos atrás não era possível ter explicações científicas para a maioria dos fenômenos da natureza ou acontecimentos históricos.

Então para buscar um significado para tudo o que acontecia e eles não sabiam explicar, os gregos criaram uma série de histórias que eram transmitidas uns para os outros oralmente. Muitos estudiosos modernos acreditam que entender os mitos gregos é o mesmo que conhecer a sociedade grega antiga, entender seus costumes, comportamento e seus rituais, pois através dessas histórias podemos compreender no que eles acreditavam e como pensavam.

 Na Grécia Antiga, a mitologia grega era ensinada a todos desde crianças, pois esse era o modo que eles se orientavam no entendimento de fenômenos naturais e em outros acontecimentos sem explicação. Eles acreditavam mesmo nisso, tanto que a cada fenômeno natural eles atribuíam uma criatura ou deus diferente.
Publicidade:
 Os gregos acreditavam em criaturas fantásticas que eles próprios haviam criado como heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros, os quais habitavam o mundo dos humanos, influenciando suas vidas. Hoje as histórias são conhecidas através de uma extensa coleção de narrativas, as quais compõem a literatura grega, como os tão famosos poemas épicos Ilíada e Odisséia, ambos escritos por Homero, focando sobre os acontecimentos em torno da Guerra de Tróia, onde destacava a influência desses seres mitológicos, também a Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, escritos por Hesíodo, entre muitos outros poemas e escritos que contribuíram para a descoberta da mitologia grega. 

 Além disso, os gregos também se expressavam na arte, como mostra em estudos arqueológicos em que foram descobertas decorações e outros artefatos, como desenhos geométricos feitos em cerâmica, datados do século VIII a.C, os quais retratavam cenas do ciclo troiano e das aventuras de Hércules, um dos heróis mais conhecidos da mitologia grega. 

 Os mitos gregos não mostravam somente contos fantásticos, mas também histórias muito ricas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais. E a descoberta da mitologia grega foi tão importante que até hoje influenciou o mundo atual, como na ciência dando os nomes dos planetas do Sistema Solar, estudos teóricos, acadêmicos, psicanalíticos, antropológicos e muitos outros. 
MITOLOGIA GREGA- RESUMO
E até na religião, pois há muitas como a Wicca, a qual é muito influenciada pela mitologia grega, assim como dodecateísmo, em que a presença dos mitos gregos é mais forte, uma vez que eles tentam reviver as práticas religiosas da Grécia Antiga.

Veja Também:



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
MITOLOGIA GREGA- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment