Saturday, January 26, 2013

DEUSES DA MITOLOGIA GREGA- NOMES


Os deuses da mitologia grega já inspiraram muitas histórias, afinal cada um é tão peculiar e marcante que não tem como não se interessar em saber mais sobre suas histórias. Veja essa matéria com os nomes do Deuses da Mitologia Grega e as crenças das responsabilidades e poderes de cada um deles.
DEUSES DA MITOLOGIA GREGA- NOMES
 Os gregos atribuíam a cada deus um poder diferente, e estes eram responsáveis por fenômenos da natureza e também influenciavam suas vidas. O relato mais coerente sobre a origem do mundo, iniciada segundo os gregos, a partir do surgimento dos deuses, é a Teogonia de Hesíodo, que também é visto como didático, uma vez que explica com detalhes como havia surgido o mundo segundo os gregos.

 Os deuses habitavam o topo do monte Olimpo, a principal montanha da Grécia Antiga, era lá que eles comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos.

Apesar dos deuses gregos serem imortais eles também possuíam características humanas não só físicas como psicológicas, de modo que eles sentiam ciúmes, inveja, amavam, traíam e também eram violentos. Fora o fato deles serem imortais e possuírem grandes poderes eles eram iguais aos humanos. E essa semelhança era tanta que em muitas histórias vários deuses tiveram relacionamentos com humanos, e destes geravam descendentes, conhecidos como semi-deuses ou heróis.
Publicidade:
 Entre os principais deuses estão: Zeus, o deus de todos os deuses, senhor dos céus, filho de Cronos, deus do tempo, do qual tomou o poder por causa de sua tirania e o encarcerou na prisão do Tártaro (Mundo Subterrâneo). 

Os irmãos de Zeus, Poseidon, deus dos mares, Hera, que também era sua esposa e tinha fama de ser muito ciumenta, deusa do casamento e da maternidade, Hades, deus dos mortos e do mundo subterrâneo, Deméter, deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano e Héstia, deusa dos laços familiares.  
Outros deuses famosos são Eros, deus do amor, Apolo, filho de Zeus, deus do sol e patrono da verdade, da música, da medicina e pai da profecia. Ártemis, irmã gêmea de Apolo, deusa da cala e protetora das cidades, dos animais e das mulheres. Afrodite, deusa do amor e da beleza, Atena, deusa da sabedoria e da serenidade, filha de Zeus, ela já nasceu adulta saída de dentro da cabeça de seu pai, era a protetora da cidade de Atenas. 
DEUSES DA MITOLOGIA GREGA- NOMES
Ares, deus da guerra, Hermes, filho de Zeus, deus do comércio e comunicações, era mensageiro dos mortais e também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões e guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores. Hefesto, deus do fogo e do trabalho, Hypnos, deus do sono, Dionísio, deus das festas e do vinho, filho de Zeus e uma mortal, foi alvo do ciúme de Hera, que matou sua mãe, transformando seu juízo, assim ele se tornou símbolo da vida dissoluta. Além desses há uma infinidade de deuses que os gregos criaram, mas estes são os mais conhecidos e lembrados no mundo inteiro.


Veja Também:







Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DEUSES DA MITOLOGIA GREGA- NOMES
Blog DCH- Fotos e Vídeos

No comments:

Post a Comment