Tuesday, May 21, 2013

Bissau: Corpo de ex-presidente guineense Henrique Rosa velado sem honras de Estado




MB – JMR - Lusa

Bissau, 20 mai (Lusa) - O corpo do ex-Presidente de transição da Guiné-Bissau Henrique Rosa está a ser velado na sua residência e sem honras de Estado, confirmou a Lusa junto de fonte familiar.

Fonte da direção-geral dos serviços do protocolo do Estado disse à Lusa que "já não vai haver funeral com honras de Estado", mas sem explicar os motivos.

Fonte do Parlamento disse, por seu lado, que à última da hora se decidiu que o corpo de Henrique Rosa não podia ser velado no hemiciclo porque o político não era deputado e não foi eleito Presidente da República.

Henrique Rosa foi chefe de Estado da Guiné-Bissau de 28 de setembro de 2003 a 1 de outubro de 2005 mas interinamente, na sequência de um golpe de Estado militar.

Tanto a família como o diretor-geral dos serviços do protocolo do Estado, Carlos Moreno, confirmaram à Agência Lusa que o corpo de Henrique Rosa ficará na residência, de onde deverá sair na terça-feira de manha, por volta das 09:00 de Bissau, para uma missa de corpo presente na Sé Catedral situada a escassos metros da casa do antigo político.

Da Sé Catedral, o corpo seguirá para o cemitério municipal de Bissau onde terá as exéquias, por volta das 11:00.

Vários políticos, diplomatas e personalidades da vida pública guineense têm-se deslocado à residência de Henrique Rosa para apresentar condolências.

É o caso do ex-presidente guineense Kumba Ialá e do atual chefe de Estado de transição, Serifo Nhamadjo, que não conseguia esconder as lágrimas quando chegou à residência de Henrique Rosa onde foi literalmente consolado pela esposa daquele.

No comments:

Post a Comment