Friday, May 31, 2013

RAMOS HORTA EM CABO VERDE PARA FALAR SOBRE DESAFIOS DA PAZ

 
 
José Ramos-Horta está em Cabo Verde, desta feita para ser orador na conferência sobre os “Desafios Africanos”, evento organizado pela Presidência da República no fim da tarde desta sexta-feira, 31, na Biblioteca Nacional. Na conferência que pretende comemorar os 50 anos da União Africana, o ex-Presidente da República Democrática de Timor Leste e enviado especial da ONU para a Guiné-Bissau vai dissertar sobre “os desafios da paz e construção do Estado Democrático - o papel da ONU e parceiros regionais”.
 
Além de ouvir Ramos-Horta, esta será uma grande oportunidade para confrontar as visões de dois chefes de Estado Cabo-verdianos sobre os desafios do nosso continente: António Mascarenhas Monteiro, ex-Presidente da República de Cabo Verde, e Jorge Carlos Fonseca, o actual inquilino do Palácio do Platô.
 
Enquanto Mascarenhas Monteiro vai falar sobre a “CEDEAO e a Resolução de Conflitos”, Jorge Carlos Fonseca dissertará sobre “África, Democracia e Desenvolvimento”.
 
Recorde-se que no passado mês de Abril, Ramos-Horta esteve em Cabo Verde para uma visita de pouco mais de 24 horas, com a Guiné-Bissau na agenda.
 
Na sua passagem relâmpago pelo nosso país, conversou com as autoridades cabo-verdianas à procura de subsídios para realizar eleições e reorganizar aquele país irmão marcado pelo narcotráfico e que tem no poder um eterno Governo de transição.
 
Em 2011, José Ramos-Horta foi convidado de honra nas comemorações do 36º aniversário da Independência de Cabo Verde, ainda na qualidade de Presidente da República Democrática de Timor-Leste.
 

No comments:

Post a Comment