Friday, May 31, 2013

Manifestantes bloquearam sede do BCE em protesto contra austeridade em Frankfurt

 

Jornal i - Lusa
 
Na acção de protesto participaram cerca de 3.000 pessoas
 
Manifestantes bloquearam durante a manhã de hoje a sede do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, na Alemanha, em protesto contra as políticas de austeridade e empobrecimento na Zona Euro, noticia a imprensa alemã.
 
O 'bloqueio' ao BCE durou cerca de três horas e foi convocada pela coligação anti-capitalista Blockupy em protesto contra uma "devastadora política de empobrecimento" e em "solidariedade com os povos do Sul da Europa", segundo fontes da organização citadas pela imprensa germânica.
 
Na ação de protesto participaram cerca de 3.000 pessoas, segundo a organização, mas as autoridades alemãs referem que no local estiveram pouco mais de mil manifestantes.
 
A Blockupy engloba diversos grupos, organizações e ativistas, desde sindicalistas, redes antiracismo, iniciativas pacifistas e ambientalistas, a estudantes e membros do partido Die Linke (A Esquerda).
 
Um forte aparato policial e barreiras de seguranças duplas colocadas à volta do Banco Central Europeu impediram a aproximação dos ativistas.
 
Junto às barreiras registaram-se várias escaramuças entre os manifestantes e a polícia alemã que, de forma isolada, utilizou bastões e 'spray' de pimenta, refere o diário alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.
 
O mesmo jornal refere contudo que o protesto decorreu de forma pacífica.
 
Há também informações contraditórias quanto ao sucesso do 'bloqueio'. Enquanto a Blockupy garante que o funcionamento do BCE "foi interrompido com sucesso" as autoridades e o Banco Central apontam que a instituição liderada por Mário Draghi funcionou normalmente.
 
O bloqueio terminou no fim da manhã, tendo uma grande parte dos manifestantes sido impedida pelas autoridades de avançar rumo ao aeroporto internacional de Frankfurt, como inicialmente previsto.
 
Apenas 200 manifestantes receberam autorização para se manifestarem no Terminal I do aeroporto, precisa o diário Süddeutsche Zeitung.
 
Outras centenas de ativistas levaram a ação de protesto para junto da sede da Deutsche Bank, situada nas proximidades do BCE.
 
Várias centenas de polícias foram colocados em pontos estratégicos no centro de Frankfurt, depois de a organização ter anunciado a realização de outras ações de protesto e de desobediência civil durante o dia de hoje.
 
A organização anti-capitalista também convocou para sábado uma manifestação em Frankfurt, como parte da jornada europeia de mobilização contra a troika e a austeridade.
 
Esse protesto está previsto decorrer em 12 países europeus, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Croácia, Suíça, Áustria, Alemanha, Reino Unido, Irlanda e Holanda.
 
A Blockupy espera mobilizar pelo menos vinte mil participantes para o protesto de Frankfurt, segundo a imprensa alemã.
 

No comments:

Post a Comment