Tuesday, May 28, 2013

CAVACO SILVA NÃO É PALHAÇO, MAS É UM POLÍTICO COBARDE

 


Henrique Raposo – Expresso, opinião
 
O meu problema com o palhaço é a falta de precisão do termo. A palhacite, aguda ou moderada, é um conceito demasiado gasoso. Prefiro termos com mais sustança. Cobardia, por exemplo. Ao contrário da palhacite, a cobardia política é algo que podemos medir com algum grau de precisão. E, por amor a Nossa Senhora, reparem bem no termo: cobardia política. Não está em causa a pessoa, mas o político. Como pessoa, como pai, marido ou avô, o Dr. Anibal será, com certeza, um herói, um Rambo da vida doméstica, um Chuck Norris da intimidade, um Titã do miminho. Mas, como político, Cavaco Silva tem sido o leãozinho amarelo de Oz. Exemplos? A posição de Cavaco Silva sobre os cortes nas pensões é um exemplo clássico de cobardia política.Mais? Cavaco pactuou com a governação socialista, deixou Sócrates e Paulo Campos à solta, e depois assumiu a primeira vaga de oposição ao governo que herdou o país arruinado pelo socratismo. A conversa da "falta de equidade" foi inaugurada pelo reformado Cavaco Silva logo em 2011.
 
Esta juba amarela de Cavaco é evidente até na forma como respondeu a Miguel Sousa Tavares. O termo palhaço é infeliz? É. O próprio Sousa Tavares já o reconheceu. Mas uma expressão infeliz não justifica a abertura de um processo pelo ministério público a pedido do próprio Presidente. Se tivesse a dimensão que julga ter, Cavaco Silva teria sido o primeiro a pedir a não-instauração de um processo. Dessa forma, o ónus cairia apenas no jornalista em causa. Em vez de ser magnânime, Cavaco foi picuinhas e resolveu processar um jornalista através do poder coercivo do Estado. Isto é como ver um elefante a mostrar medo perante a mosquinha que poisou na sua tromba. Por mais ridícula ou ofensiva que seja, a opinião de um jornalista não tem poder coercivo, não aumenta impostos, não aumenta a contribuição da segurança social, não muda a vida de ninguém.
 
Para mal dos nossos pecados, esta não é a primeira vez que Cavaco Silva usa a falácia do bom-nome: no caso BPN, nunca deu as respostas certas, aliás, nunca quis ouvir as perguntas. Agora, usa o argumento da "honra ofendida do chefe de estado". O Presidente em exercício parece partir do pressuposto de que Cavaco e Portugal são sinónimos e, assim, transforma qualquer ataque a Cavaco numa ofensa a Portugal. Ora, convém relembrar que o Dr. Cavaco não é um rei, não é um símbolo, não é o imperador do Japão, não é um ser longínquo e semi-divino acima da batalha política. O Presidente em exercício é um político profissional, foi eleito pelos portugueses e tem uma enorme influência nos destinos do país. Neste sentido, está mais do que inserido no campo de tiro da crítica e da sátira. Um ataque a Cavaco não é um ataque à Presidência, ao regime, ao país. Aliás, um ataque a Cavaco até pode ser uma defesa do regime e um atestado de patriotismo.
 

No comments:

Post a Comment