Thursday, May 30, 2013

Angola: SECA NO NAMIBE AMEAÇA VIDAS HUMANAS

 

Armando Chicoca – Voz da América
 
Populações dizem que autoridades ignoram pedidos de ajuda

A seca na provincia do Namibe continua a afectar milhares de pessoas e muitas queixam-se de que os seus pedidos de socorro não estão a ser ouvidos.

As zonas mais afectadas são aquelas dos Municípios do Tombwa e do Virei onde os residentes afirmam que o governo central e provincial pouco ou nada fizeram para que a fome que ameaça vidas humana seja mitigada.

Para uma população tradicionalmente pastoril, uma outra preocupação com quem se debatem, tem a ver com o gado que morre todos os dias por falta de água.

O soba António Mbeapé disse que a situação nas áreas pastoris de Obwo e Pediva, Município do Tombwa, é grave grave que está em perigo a sobrevivência das pessoas e animais.

Já o Soba grande do Município do Virei Bernardo Mussonde alerta as autoridades governamentais afirmando que a fome está a apertar cada vez mais o seu povo.

Muitas vidas humanas, disse ele, correm o perigo de sucumbir nos próximos dias.

Juliana Fonseca Administradora do Município do Virei, portanto um dos Municípios mais críticos em estiagem prolongada e diz que a situação é insuportável, apoios de emergência são necessários em socorro da população afectada.

O segundo Secretario Provincial do Namibe do MPLA Carlos da Rocha Caito confirma que todos os dias recebem o grito das comunidades assoladas pela seca. Aquele político fez saber que diligências foram feitas junto das entidades de Luanda de se viabilizar apoios necessários para a população assolada pela seca nesta região da província.

A seca afecta também outras províncias do sul de Angola nomeadamente o Cunene.

Recentemente foio noticiado que milhares de pessoas, incluindo crianças estavam a abandonar as suas zonas devido á seca e que milhares dessas pessoas estavam em perigo
de morrer de fome.
 

No comments:

Post a Comment