Wednesday, May 29, 2013

São Tomé e Príncipe: ISABEL DOS SANTOS, A BENEMÉRITA DAS FORMAÇÕES

 


Multimilionária angolana Isabel dos Santos vai investir em formação em São Tomé
 
29 de Maio de 2013, 17:30
 
São Tomé , 29 mai (Lusa) - A multimilionária angolana Isabel dos Santos anunciou hoje investimentos futuros na formação tecnológica em São Tomé e Príncipe, que visitou durante cinco horas, mantendo encontros com o presidente da República e com o primeiro-ministro, Gabriel Costa.
 
Em declarações a jornalistas, a filha do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, disse que se deslocou a São Tomé e Príncipe para falar com as autoridades locais sobre os projetos que está a financiar no arquipélago.
 
"Nós viemos a São Tomé e Príncipe no âmbito do investimento que temos neste momento na Unitel, que é a empresa de telecomunicações de Angola", disse Isabel dos Santos.
 
A filha do presidente angolano, eleita pela revista Forbes como a mulher mais rica de África, falou também em vários outros investimentos que pretende implementar, "sobretudo nas áreas de formação de jovens em tecnologia e gestão", que poderá fazer "muito brevemente".
 
"Estamos nesse momento a terminar os estudos e rapidamente iniciaremos as obras", explicou a empresária angolana, que almoçou com o Presidente são-tomense, Manuel Pinto da Costa, no Morro da Trindade, a 10 quilómetros da capital.
 
"Vamos construir instalações para a Unitel, um centro de formação técnica, vamos criar um centro de apoio para trabalhar com as empresas locais e queremos criar obras dentro das comunidades", explicou que manifesta-se "apostada em alargar a oferta de oportunidade de emprego" em São Tomé e Príncipe.
 
A primeira visita a São Tomé deixou a multimilionária angolana "encantada" com a beleza da natural da ilha, a que prometeu regressar "muito proximamente para passar uns dias".
 
MYB // APN
 
Isabel dos Santos vai apoiar escola de futebol de São Tomé e Príncipe
 
29 de Maio de 2013, 19:24
 
São Tomé, 29 mai (Lusa) - A Unitel vai apoiar com materiais e equipamentos a escola de formação de futebol de São Tomé e Príncipe, garantiu hoje Amílcar Safeca, diretor-geral adjunto da operadora de telecomunicações detida pela angolana Isabel dos Santos empresa angolana de telecomunicações.
 
"Unitel é uma empresa que tem uma atenção especial ao nível daquilo que é a responsabilidade social. Nós achamos que o desporto e cultura são atividades muito importantes e que completam a atividade económica que a empresa desenvolve", declarou o responsável da operadora angolana.
 
Amílcar Safeca acompanhou hoje à tarde Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos e a mulher mais rica de África segundo a revista Forbes, numa visita ao centro de estágio da Federação São-tomense de Futebol, frequentado por mais de 200 alunos.
 
"Quando iniciarmos as várias atividades cá, vamos apoiar e incentivar o desporto em São Tomé e uma das vias pode naturalmente ser por via da escola de futebol que forma os futuros talentos para os clubes e a seleção nacional de são Tomé e Príncipe e quiçá do mundo inteiro", disse Safeca.
 
A visita de Isabel dos Santos à escola de futebol de São Tomé estimulou e conferiu aos seus responsáveis novos horizontes.
 
"Não é todos os dias que uma instituição tem o privilégio de receber uma das pessoas mais importante no circuito dos negócios em África. Foi um imenso orgulho para mim e para a minha academia receber esta visita", disse Gustavo Clemente, diretor do Centro de estágio.
 
"É uma porta que se abre para que possamos, de facto, proporcionar a esses jovens são-tomenses a possibilidade de poderem fazer da melhor forma o que eles gostam de fazer, que é jogar futebol", acrescentou.
 
A Unitel vai começar a operar ainda este ano no mercado das telecomunicações em São Tomé e Príncipe, onde vai garantir formação para os jovens nas áreas de engenharia, gestão e tecnologias, garantiu Isabel dos Santos na capital do arquipélago, onde hoje se avistou com Presidente da República e com o primeiro-ministro.
 
MYB // HB
 

No comments:

Post a Comment