Thursday, May 30, 2013

ECONOMIA DE MACAU CRESCEU 10,8% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

 

PNE – MLL - Lusa
 
Macau, China, 30 mai (Lusa) - O Produto Interno Bruto (PIB) de Macau aumentou 10,8%, em termos reais, no primeiro trimestre face a igual período de 2012, para 94.662 milhões de patacas (9,1 mil milhões de euros), revelam dados oficiais hoje divulgados.
 
De acordo com os Serviços de Estatística e Censos, o crescimento do PIB foi "impulsionado principalmente pela subida da exportação de serviços, despesa de consumo privado e do investimento".
 
O deflator implícito do PIB, que mede a inflação global, ascendeu 6,5% face ao primeiro trimestre do ano passado.
 
Entre janeiro e março, o investimento global aumentou 13,8%, a despesa de consumo privado 10,2%, a exportação de serviços do jogo 8,9% e a exportação de outros serviços turísticos 4,9%.
 
A formação bruta de capital fixo teve uma expansão de 14,7% face aos três primeiros meses do ano passado, com o investimento do setor público a aumentar 40,6%, na sequência do acréscimo de 40,4% do investimento em construção, nomeadamente nas obras da Universidade de Macau na ilha da Montanha, do metro ligeiro e da habitação pública.
 
O investimento em equipamento pelo Governo de Macau aumentou 71,5% no primeiro trimestre, enquanto o investimento do setor privado subiu 8,7%.
 
O aumento da despesa em consumo privado é justificado pelos Serviços de Estatística e Censos com o crescimento do número de empregados e do rendimento de trabalho.
 
A despesa de consumo final das famílias de Macau realizada no território aumentou 10% e no exterior 9,5%, enquanto a do Governo teve um acréscimo de 1,7%.
 
A exportação de mercadorias manteve a tendência de subida, com um aumento de 16,4%, ao mesmo tempo que a importação de bens e produtos também teve uma expansão, de 10,4% devido "aos acréscimos da despesa de consumo privado, de visitantes e do investimento".
 
A exportação de serviços também aumentou 8,5% no primeiro trimestre devido ao "contínuo acréscimo das receitas brutas do jogo, do número de visitantes e da sua despesa", e a importação de serviços registou um crescimento de 1,6%.
 
Leia também sobre Macau-China e países daquela região do mundo em TIMOR LOROSAE NAÇÃO
 

No comments:

Post a Comment