Wednesday, May 29, 2013

Moçambique: PR REJEITA INTERMEDIÁRIOS INTERNACIONAIS. SALVEM OS RINOCERONTES!

 


Presidente moçambicano rejeita intermediação internacional nas negociações com Renamo
 
29 de Maio de 2013, 14:12
 
Maputo, 29 mai (Lusa) - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, rejeitou, na terça-feira, a mediação internacional nas negociações entre Governo e Renamo, conforme exigia o maior partido da oposição em Moçambique, como pré-condição para o diálogo atualmente em curso.
 
A Renamo exigia a presença de observadores nacionais, bem como da União Africana, Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Europeia, mas o Governo de Maputo não vai aceitar essa condição.
 
"Podemos ter mais confiança em nós e mais autoestima. Não podemos correr para a União Africana só porque alguém escorregou aqui em Moçambique. Acho que temos que ter mais autoestima", disse Guebuza, falando em Adis Abeba, quando questionado sobre aquela exigência.
 
O chefe de Estado moçambicano, que, no sistema presidencialista do país, preside ao Conselho de Ministros, participou na capital etíope nas celebrações dos 50 anos da União Africana.
 
LAS // PJA
 
Governo sul-africano defende assinatura de acordo com Maputo para estancar chacina de rinocerontes
 
29 de Maio de 2013, 14:30
 
Maputo, 29 mai (Lusa) - A ministra dos Assuntos Ambientais sul-africana, Edna Molewa, disse na terça-feira que o seu Governo espera uma resposta da contraparte moçambicana para a assinatura de um memorando que possa estancar a chacina de rinocerontes no principal parque sul-africano.
 
Falando no parlamento sul-africano, Edna Molewa afirmou que as autoridades da África do Sul propuseram ao Governo moçambicano um acordo que preconiza a edificação de uma vedação no Krueger Park, cerca de 10 anos após a remoção da estrutura.
 
O Krueger Park foi unificado com os parques moçambicanos do Limpopo e zimbabueano de Gonarezhou para a criação do Parque Transfronteiriço do Limpopo, com uma área de 35 mil quilómetros quadrados.
 
Na opinião das autoridades sul-africanas, a liberdade de circulação de pessoas e animais impulsionada pela fusão dos três parques tem permitido a caçadores furtivos moçambicanos que atravessem para o Krueger e matem rinocerontes para alimentar o mercado asiático de cornos.
 
Segundo estimativas do executivo sul-africano, 2.500 rinocerontes foram mortos nos últimos sete anos no Krueger Park na caça furtiva desencadeada maioritariamente por moçambicanos.
 
"Gostaria que o memorando tivesse sido assinado ontem. Esteve para ser assinado por duas vezes, mas aconteceram imprevistos do lado moçambicano", afirmou a ministra sul-africana, expressando frustração com a falta de desenvolvimentos na matéria.
 
Edna Molewa acrescentou que o seu país já assinou memorandos de entendimento com a China e Vietname, dois dos principais países "recetores" de cornos de marfim, visando combater a caça de rinocerontes.
 
PMA // VM
 

No comments:

Post a Comment