Wednesday, May 29, 2013

Concordata entre Santa Sé e Cabo Verde assinado no dia 10 de Junho - bispo do Mindelo

 

JSD – PJA - Lusa
 
Cidade da Praia, 29 mai (Lusa) - A Concordata entre a Santa Sé e Cabo Verde vai ser assinada a 10 de Junho, na Cidade da Praia, indicou hoje, em comunicado, a Diocese do Mindelo (ilha de São Vicente), citada pela Inforpress.
 
Na nota, o bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, indica que para a cerimónia desloca-se ao arquipélago cabo-verdiano o monsenhor Dominique Mamberti, secretário da Santa Sé para as Relações Exteriores.
 
O Estado de Cabo Verde vai ser o primeiro país da Comunidade Económica dos Estados de Africa Ocidental (CEDEAO) a assinar uma concordata com o Estado do Vaticano.
 
Segundo explicou D. Ildo Fortes, o acordo "não é um privilégio", mas sim o "consignar do reconhecimento jurídico da Igreja e das suas instituições e comunidades".
 
"Será, sem dúvida, um instrumento muito importante para a Igreja colaborar com o Estado Cabo-verdiano ao serviço do povo e na promoção da dignidade humana", salientou o prelado, citado na edição "online" do jornal A Semana.
 
"Uma Concordata ou um Acordo, como vai ser o caso entre a Santa Sé e o Estado de Cabo Verde, assenta, antes de mais, numa base de confiança e de cooperação entre ambas as partes".
 
Por seu lado, o bispo da Diocese de Santiago, D. Arlindo Furtado, salientou que o acordo dá à Igreja Católica "mais força" para atuar no seu trabalho de evangelização, além de ser um "instrumento para o futuro", estabelecendo regras próprias nas relações entre o Estado de Cabo Verde e a Igreja Católica.
 
"Havia uma concordata no tempo colonial, quando as regras eram outras. Agora tudo vai estar moldado à Constituição da República de Cabo Verde. Teremos também mais poder sobre a propriedade imóvel da Igreja Católica. São essas pequenas coisas que vão ficar definidas com regras próprias", concluiu.
 

No comments:

Post a Comment