Tuesday, May 28, 2013

BRUXELAS TRAVA LINHA DE CRÉDITO DE MAIS DE MIL MILHÕES A PORTUGAL

 


Ana Tomás – Jornal i
 
Presidente do Banco Europeu de Investimento afirmou que há mais de mil milhões de euros a taxas de juro atractivas, destinados às PME, que aguardam luz verde da Comissão Europeia
 
O Presidente do Banco Europeu de Investimento (BEI) denunciou esta terça-feira, em Paris, que a Comissão Europeia está a bloquear uma linha de crédito para Portugal de mais de mil milhões de euros.
 
Em declarações à RTP/Antena 1, o alemão Werner Hoyer afirmou que há mais de mil milhões de euros a taxas de juro atractivas, destinados às PME, que aguardam luz verde da Direcção-geral da Concorrência para serem desbloqueados.
 
“O ano passado, assinámos um contrato de financiamento que está travado na Comissão Europeia por questões de concorrência. Precisamos de ultrapassar este obstáculo muito rapidamente porque o dinheiro está à espera no nosso banco e são mais de mil milhões de euros que poderiam ser desembolsados de um dia para o outro se a Comissão Europeia desbloqueasse, explicou o presidente do BEI.
 
O responsável lembrou ainda que os tratados prevêem que “em circunstâncias extraordinárias essas preocupações possam ser ultrapassadas”, desde que haja “sentido de urgência” e “boa vontade”.
 
Werner Hoyer esteve em Paris para participar numa conferência que juntou políticos e intelectuais europeus para debaterem o problema do desemprego jovem.
 
Presidido pelo presidente francês, François Hollande, o encontro contou, entre outros, com a presença dos ministros das Finanças de França, Alemanha e Itália e do ministro da Economia português, Álvaro Santos Pereira, que insistiu no pedido de ajuda ao BEI, argumentando que a escassez de crédito às empresas portuguesas é uma das razões para a subida do desemprego.
 

No comments:

Post a Comment